Na manhã desta terça-feira (30), o brasileiro Michael Trindade, também conhecido como “Parázinho”, subiu ao ringue para enfrentar o cubano Alejandro Claro na categoria até 51 kg do boxe olímpico nas Olimpíadas de Paris 2024. O brasileiro sofreu uma derrota por decisão unânime dos juízes, perdendo pela pontuação de 5 a 0.
O lutador cubano usou a superioridade na envergadura para explorar uma luta em que conseguisse manter a distância nos golpes, explorando muito bem também a movimentação de pés. Michael Trindade também não conseguiu superar a agilidade de Alejandro Claro, que projetava os golpes e rapidamente se movimentava, praticamente sem dar chances de contragolpe para o Parázinho. O brasileiro também teve que recorrer ao clinch algumas vezes, principalmente no primeiro assalto, para conseguir encurtar a distância em alguns momentos.
No segundo assalto, o cubano, após ter garantido a superioridade no primeiro, buscou uma estratégia mais conservadora, dando mais liberdade para tomadas de ações do brasileiro e se mantendo menos ativo na luta, explorando a movimentação rápida para defender e contra-atacar.
No terceiro assalto, o brasileiro chegou já praticamente sem chances de vitória, dependendo apenas de um nocaute para conquistá-la. Ao ter que se expor mais, Parázinho acabou sofrendo alguns golpes mais duros e por alguns momentos já demonstrou cansaço na luta. A arbitragem chegou a abrir a contagem após Alejandro Claro ter acertado um direto de esquerda no rosto de Michael, o brasileiro, porém, não mostrou sinais de atordoamento e a luta seguiu.
Ao final dos três assaltos, foi declarada a vitória por unanimidade do pugilista cubano.
O Brasil ainda tem mais dois representantes no boxe olímpico nesta terça-feira (30). Wanderley Pereira sobe ao ringue às 15h32 (de Brasília) para enfrentar o haitiano Cedrick Belony-Duliepre pela categoria até 80 kg, e Tatiana Chagas encara a sul-coreana Im Ae-Ji às 16h36 (de Brasília) pela categoria até 54 kg.