Dentre os diversos percalços os quais o Fluminense teve que enfrentar na temporada até aqui, o principal, ou talvez mais impactante nos resultados – e numa cultura do futebol como é no Brasil, resultados movem e garantem empregos -, é a ausência de segurança na defesa do time.
Desde a saída do Nino, uma das peças fundamentais do ‘Dinizismo’ na vitoriosa temporada de 2023, o Flu não havia feito reposições para o atleta, comprovada pela rotação de zagueiros no plantel titular, ora Thiago Santos ou Marlon – por exemplo -, ora um jovem da base como o Felipe Andrade.
O Tricolor das Laranjeiras figurava na tabela entre as piores defesas da competição, pelo menos entre as mais vazadas, tendo sofrido gols em todas as partidas que atuou. Na verdade, até o último domingo (21), quando um ‘salvador’ chegou para resolver os problemas na zaga .
Thiago Silva fez sua reestreia na última partida contra o Cuiabá na Arena Pantanal, depois de 15 anos afastado do clube, mas parecia que nunca havia deixado as Laranjeiras. Como é de conhecimento, Thiago Silva é o principal zagueiro brasileiro do século e um dos protagonistas da posição no mundo.
Tanto é, que foi cobiçado a renovar com o Chelsea e procurado por outros clubes na Europa, mas algo dentro do defensor o chamava de volta para casa. E tudo isso com 39 anos. O jogador não chega nas melhores condições possíveis, pelo contrário, vai lutar contra o rebaixamento.
Mas já para empolgar ainda mais o torcedor, Thiago fez uma excelente partida na sua estreia, formou uma dupla ao lado do seu xará Thiago Santos, e transmitiu uma segurança impressionante dentro de campo. Além de acertar a casa na defesa, é uma referência enorme de experiência e liderança.
Na vitória de 1 a 0 sobre o Cuiabá, o Fluminense conquistou sua primeira vitória fora de casa (e segunda vitória na competição), além de ter feito sua primeira partida sem sofrer gols em 17 rodadas até aqui.
Alguns podem achar uma mera coincidência do destino, mas na verdade, esse é o efeito de ter um jogador extraclasse, que tem total capacidade e potencial para mudar o patamar do elenco.
Nesta quarta-feira (24), o Fluminense tem um adversário duríssimo pela frente, o Palmeiras , o qual não fará jogo fácil para o Tricolor Carioca, já que o Verdão briga pela cabeça da tabela. Enquanto isso, o Flu tenta, quem sabe, engatar uma sequência positiva e conquistar mais uma vitória crucial.