Paris 2024: Conheça os principais nomes do atletismo internacional
João Scistowicz
Paris 2024: Conheça os principais nomes do atletismo internacional

Os jogos de Paris 2024 se aproximam e grandes nomes do esporte buscam fazer história no maior palco possível. O atletismo é a categoria mais tradicional dos jogos olímpicos, sendo parte importante da competição desde sua primeira edição. Noah Lyles, Armand Duplantis, Ryan Crouser, entre outros, confira os principais atletas internacionais que chegam em Paris prontos para conquistar grandes coisas e escrever seu nome na história.

A disputa do atletismo em Paris começa a partir do dia 1 de agosto, com as primeiras provas de Marcha Atlética. Depois disso, no dia 2 de agosto, são iniciadas as disputas de Decatlo, Lançamento de Martelo, Salto em Altura e Corridas.

Noah Lyles (Estados Unidos) 100m e 200m rasoso; 4×100 e 4×400 revezamento

O corredor é considerado o homem mais rápido do mundo hoje e sonha em quebrar recordes em Paris 2024. Aos 27 anos, Noah Lyles venceu sua primeira medalha olímpica em Tokyo 2020, com o Bronze nos 200 m rasos e venceu recentemente o Ouro no mundial de Budapeste 2023, nas categorias: 100m rasos, 200m rasos e 4x100m revezamento. O norte-americano também tentará conquistar a medalha na categoria 4×400 revezamento, em Paris.

Noah Lyles é considerado o mais próximo que podemos ver, desde a aposentadoria de Usain Bolt. O norte-americano é detentor do terceiro menor tempo da história nos 200m, com 19.31s, em Eugene 2022. O recorde olímpico de Bolt é 19.30s, ou seja, existe uma chance de quebra em Paris.

O nome de Noah Lyles ficou conhecido entre os fãs de basquete, após o atleta declarar que os vencedores da NBA não deveriam se intitular ‘campeões do mundo’, já que disputam um liga contra apenas times do próprio país. Essa fala gerou muita repercussão e diversos jogadores da NBA ironizaram Noah Lyles. Mas, com o quarto lugar do ‘Team USA’ na Copa do Mundo de Basquete do ano passado, os jogadores se mobilizaram para montar o ‘Dream Team 2’ para Paris 2024 e querem mostar que ainda tem o melhor basquete do mundo.

Armand Duplantis (Suécia) – Salto com Vara

Armand Duplantis é um fenômeno do salto com vara, detentor do recorde mundial e atual medalhista de Ouro olímpico. O sueco se tornou o recordista da categoria pela primeira vez em 2020, quando pulou 6,17m. Desde então, ele já superou a própria marca sete vezes e estabeleceu o novo recorde mundial em 6,24m, em abril deste ano.

Entretanto, o recorde olímpico da categoria ainda segue sendo de Thiago Braz, que saltou para 6,03m no Rio 2016. O Brasileiro competiu contra Duplantis em Tokyo, mas acabou ficando com o Bronze. Braz está fora de Paris 2024, pois foi suspenso por doping e não poderá defender seu recorde. É bem provável que o sueco supere a marca dos 6,03m e estabeleça um novo recorde olímpico.

Ryan Crouser (Estados Unidos) – Arremesso de peso

Ryan Crouser é o recordista mundial e olímpico do arremesso de peso e chega em Paris para defender seu reinado. O norte-americano é um dos grandes nomes históricos desses jogos olímpicos por sua dominância. Aos 31 anos, ele é o atual bi-campeão olímpico e mundial do arremesso com peso. Crouser busca garantir seu terceiro Ouro em Paris e quem sabe quebrar seu próprio recorde de 23.30m.

O também norte-americano Joe Kovacs, que foi vice para Crouser no Rio e em Tokyo, tentará destronar o rei. Kovacs, de 35 anos, mostrou estar em boa forma, com o maior arremesso de 2024: 23.13m.

 Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica) – 100m rasos

Aos 37 anos, Shelly-Ann Fraser-Pryce busca ir ao pódio pela quinta vez seguida nas Olimpíadas, nos 100m rasos. A jamaicana, é a terceira atleta mais rápida da história dos 100m e pode estar fazendo sua despedida dos jogos olímpicos em Paris. Em sua carreira, ela já conquistou 8 medalhas olímpicas, sendo três Ouros e 16 medalhas em mundiais, sendo 10 Ouros. As britânicas Dina Asher-Smith e Daryll Neita são as favoritas nos 100m feminino e principais rivais para Shelly-Ann Fraser-Pryce.

Keely Hodgkinson (Reino Unido) – 800m rasos

A britânica de apenas 22 anos é uma das principais promessas do atletismo mundial, nos 800m. A jovem já ‘bateu na trave’ três vezes, ficando com o Prata nos jogos de Tokyo 2020 e nos mundiais de Budapeste 2023 e Eugene 2022. Keely bateu seu recorde pessoal no campeonato ‘London Diamond League’, no último sábado (20), com tempo de 1:54.61 . Ela se tornou a sexta atleta mais rápida da história da categoria e passa a ser a principal ameaça do recorde mundial histórico Jarmila Kratochvílová, que dura desde 1983, com tempo de 1:53.28.

Djamel Sedjati (Argélia) – 800m rasos

O argelino de 25 anos chega em sua melhor forma da carreira para tentar quebrar o recorde mundial masculino dos 800m rasos. O queniano David Rudisha é o atual recordista com tempo de 1:40.91, em Londres 2012. Sedjati vive uma temporada ótima e já marcou o sétimo e décimo maior tempo da história da categoria e é o grande favorito ao Ouro em Paris.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!