São Paulo sediou o fórum BandSports que discutiu a relevância da cidade como um importante polo do automobilismo. Atualmente, a capital paulista é a única cidade no mundo a sediar os três campeonatos mundiais organizados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA): a Fórmula E, a Fórmula 1 e o World Endurance Championship (WEC).
A abertura da temporada 11 da Fórmula E está programada para 7 de dezembro, no Sambódromo do Anhembi. Em março deste ano, o piloto britânico Sam Bird, da NEOM McLaren, venceu a prova realizada na cidade.
Durante o fórum, Guilherme Birello, head de operações do E-Prix local, falou sobre a importância da Fórmula E e seus impactos tecnológicos e na mobilidade urbana. Ele destacou que a categoria é um indicativo do avanço da mobilidade elétrica e que a tecnologia desenvolvida para as corridas é transferida para os carros de rua.
”Hoje a Fórmula E é um termômetro quando o assunto é mobilidade elétrica. O que há de tecnológico no mundo no que se diz respeito a eletrificação é a Fórmula E. Quando falamos de Fórmula E, estamos falando do futuro dos carros. Tecnologia que vai das pistas para a rua”.
A Fórmula E estreou em São Paulo em 2023 e, desde então, o evento tem sido bem-sucedido e bem-recebido pelo público.
O E-Prix de São Paulo se consolidou como uma das principais etapas do calendário da categoria, que se destaca por proporcionar uma experiência completa para os espectadores, incluindo áreas de lazer durante os intervalos das corridas.
O fórum também apresentou o safety car da Fórmula E, um modelo elétrico exibido pelo diretor Bruno Grassi ao prefeito e aos participantes.
Outro destaque do evento foi a discussão sobre a nova geração de carros da Fórmula E, os Gen3 EVO, que prometem mais potência e a introdução do carregamento durante a corrida. Esses veículos têm a capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em 1,86 segundos, e São Paulo será a primeira cidade a receber a nova temporada com esses carros.
A atual temporada da Fórmula E está próxima do fim, com apenas duas etapas restantes.
As próximas provas serão o E-Prix de Portland, nos dias 29 e 30 de junho, e o E-Prix de Londres, nos dias 20 e 21 de julho.