Botafogo volta a enfrentar o Criciúma após quase uma década

As duas equipes não se enfrentam desde 2015

Botafogo volta a enfrentar o Criciúma após quase uma década
Foto: Foto: Vitor Silva / SSPress
Botafogo volta a enfrentar o Criciúma após quase uma década

Nove anos depois, Botafogo e Criciúma voltam a se enfrentar, desta vez pela Série A do Brasileirão. As duas equipes não se enfrentavam em uma competição oficial desde o ano de 2015, quando se enfrentaram em duas ocasiões pela Série B daquele ano.  

No último encontro entre as duas equipes, em novembro de 2015, o Tricolor Carvoeiro levou a melhor sobre o Alvinegro e venceu por 1 a 0, com gol do atacante Maurinho, com isso, a equipe catarinense adiou retorno do time da estrela solitária para a Série A de 2016. Fora isso, o resultado também ajudou a equipe catarinense a escapar da zona de rebaixamento.

Neste período ambas as equipes passaram por muitas coisas. O Botafogo foi campeão da Série B daquele ano, e de quebra ainda voltou para a Série A, em seu primeiro ano de volta à elite do futebol brasileiro se classificou e jogou uma Libertadores e se manteve na primeira mesmo com problemas financeiros até 2020, quando foi rebaixado para a segunda divisão, onde ficou apenas um ano e voltou ao primeiro escalão do futebol brasileiro no ano seguinte. Logo depois disso, o Glorioso teve seu futebol comprado por John Textor que ajudou a equipe a evoluir dentro de campo e fora dele, melhorando a estrutura do clube e fazendo com que o Alvinegro voltasse a brigar na parte de cima do Brasileirão. 

O Criciúma também passou por um mar de acontecimentos desde o último confronto com o Alvinegro. O Tigre permaneceu na segunda divisão até o ano de 2019, quando foi rebaixado para a Série C, onde permaneceu por dois anos. Em 2021, sob o comando de Claudio Tencati, que está no cargo até hoje, a equipe catarinense voltou para a Série B, e ficou lá por dois anos. No ano passado, o Tricolor Carvoeiro voltou para a elite do futebol nacional após terminar em terceiro lugar. 

Em sua volta à elite após 10 anos ausente, o Tigre ocupa a décima quarta colocação da competição com nove pontos conquistados em oito jogos, dois a menos que as demais equipes da divisão. A equipe de Tencati conquistou bons resultados na competição, como, por exemplo: a goleada histórica aplicada no Vasco em São Januário. 

Ao longo da história as duas equipes se enfrentaram em 14 oportunidades, com o Alvinegro levando a melhor no confronto com seis vitórias, além de quatro vitórias do Tricolor Carvoeiro e quatro empates entre as duas equipes.  

Após nove anos, Botafogo e Criciúma voltam a se encontrar, dessa vez em partida válida pela décima primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, às 16h00.