Amapazão sofre nova reviravolta, rebaixa clubes e refaz semifinais
Foto: Divulgação / STJD
Amapazão sofre nova reviravolta, rebaixa clubes e refaz semifinais

A Federação Amapaense de Futebol (FAF) divulgou nesta quinta (20) como deverá concluir o Campeonato Estadual (Amapazão), paralisado em abril. A entidade cumprirá a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que realizou um julgamento sobre o caso nesta tarde.

O STJD confirmou o rebaixamento das equipes do São Paulo e do Macapá para o Amapazão Série B 2025. Os dois times haviam sido poupados da queda no julgamento realizado pela instância estadual, em 3 de junho . Da mesma forma, as posições conquistadas por Santana e Ypiranga foram mantidas, sem prejuizo de alterações na tabela.

Outra mudança é com relação aos jogos das semifinais. Agora, apenas uma das partidas das semifinais entre Trem e Santos será refeita, enquanto as duas partidas das semifinais entre Oratório e Independente serão jogadas novamente.

— A Federação Amapaense de Futebol (FAF) se reunirá com os clubes envolvidos para definir as novas datas das partidas, garantindo que todas as decisões sejam tomadas de maneira justa e transparente — diz a nota no site oficial da Federação .

Da decisão original do TJD-AP, o STJD apenas manteve as multas aplicadas: R$ 4 mil para Oratório RC, Independente EC e Trem EC e R$ 8 mil para o Santos FC, que teve seu pedido de redução de valor negado.

A Federação ainda divulgará datas e horários para a nova realização das partidas.

Relembre o caso

A polêmica começou logo após a classificação de Trem e Oratório para as finais. Os times deveriam ter se enfrentado no dia 25 de abril, no Estádio Zerão, mas o duelo foi suspenso pela Federação Amapaense de Futebol (FAF) , que preferiu aguardar o resultado de um julgamento, entendendo que as escalações irregulares de atletas, denunciadas na ocasião, poderiam gerar mudanças nos classificados por determinação judicial.

+ Tribunal elimina os quatro semifinalistas do Estadual do Amapá

As escalações irregulares no Amapazão teriam ocorrido com atletas e técnicos em tese suspensos (com excesso de cartões amarelos ou mesmo expulsões) para aquelas partidas, nas quatro equipes envolvidas. O fato inicialmente gerou a exclusão das quatro equipes do Amapazão , decisão revertida posteriormente.

Insatisfeitos com a resolução, novos recursos foram protocolados, dessa vez no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!