Relatório aponta crescimento do Brasil em captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte
Mais Esportes
Relatório aponta crescimento do Brasil em captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte

A Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) teve um ano notável em 2023, com R$ 911,73 milhões captados, uma arrecadação 2,7 vezes superior à de 2022 e um marco histórico de adesão. A agência Attitude Esportiva detalha estes e outros avanços no mais recente “Relatório Patrocinadores Incentivados do Esporte Brasileiro”. Acesse o documento completo clicando aqui.

Obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI), os dados mostram não apenas um aumento no número de projetos executados — 2.184 em 2023, o que representa um salto de 175% em relação a 2022 — mas também um aumento de 121% nas entidades beneficiadas, alcançando 1.220 no último ano.

Desde 2017, a LIE viu um aumento constante nos recursos, com uma aceleração significativa em 2023. A evolução reflete a crescente valorização do esporte como ferramenta de desenvolvimento social e econômico.

Fernando Augusto Cury, sócio da Attitude Esportiva e responsável pelo estudo, explica: “O crescimento em captação é resultado de uma combinação de fatores, incluindo a alteração na legislação e uma maior conscientização sobre a importância do esporte como ferramenta de desenvolvimento social. A transparência na divulgação dos dados ainda carece de sistemas melhores, mas há um trabalho em andamento”.

Distribuição por Modalidade

Em 2023, o futebol continuou a ser a modalidade mais apoiada, com R$ 176,9 milhões captados, seguido por automobilismo e corrida. Os e-sports aparecem como novidade na lista das modalidades que mais captaram recursos. Já modalidades tradicionais, como canoagem e jiu jitsu, ainda apontam um potencial de captação maior do que o realizado.

Distribuição Geográfica

O relatório continua a destacar a desigualdade na distribuição dos recursos, com proponentes do Sul e do Sudeste sendo responsáveis por mais de 90% da arrecadação via LIE. Ainda que a execução dos projetos desses proponentes contemplem outros estados, ainda há um esforço necessário para disseminar a LIE como acelerador de transformações esportivas em outras regiões do Brasil.

O Projeto Social De Peito Aberto está entre as maiores captadoras via Lei de Incentivo ao Esporte em 2023

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!