Medalhista olímpico Thiago Pereira mantém projeto social de natação em Volta Redonda (RJ)

Nadando com Thiago Pereira atende mais de 300 crianças

Foto: Foto: Cris Oliveira-Secom/PMVR
Medalhista olímpico Thiago Pereira mantém projeto social de natação em Volta Redonda (RJ)

O projeto “Nadando com Thiago Pereira”, iniciado em agosto de 2022, tem transformado a vida de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em Volta Redonda (RJ).

Idealizado pelo medalhista olímpico Thiago Pereira, o programa oferece aulas gratuitas de natação, promovendo saúde, segurança e valores essenciais para a formação dos jovens participantes.

Atualmente, o projeto atende 360 alunos, distribuídos em 20 turmas, que participam de aulas duas vezes por semana, de terça a sexta-feira. Desde seu início, centenas de crianças já passaram pelo programa, realizado no Parque Aquático Municipal de Volta Redonda, cidade natal do multicampeão.

Com apoio da Prefeitura de Volta Redonda e da Fundação CSN, o projeto é patrocinado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Vulcabras e Grupo Nossa Senhora do Ó – Viação Urubupungá, Viação Santa Brígida e Viação Cidade de Caieiras, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Volta Redonda abriga a principal unidade fabril da CSN, a Usina Presidente Vargas, e a Fundação CSN desenvolve diversos projetos sociais na região, como o Garoto Cidadão.

”A natação é uma habilidade vital que pode salvar vidas. Eu mesmo comecei a nadar após ter sobrevivido a um afogamento aos 2 anos de idade. O projeto tem sua importância de prevenção, além de todos os benefícios para a saúde”.

”Além de ensinar a nadar, o projeto busca conscientizar a população sobre a prevenção de afogamentos, disseminando a natação como uma ferramenta essencial para a segurança aquática”, disse Thiago Pereira.

Mãe de Thiago Pereira, Rose Vilela é secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda e uma das madrinhas do projeto. Famosa por gritar “vai Thiago!” na torcida das competições do filho, Tia Rose recorda que, das 724 medalhas que ele tem, os ideais de transmitir os valores do esporte, fomentar a prática da natação e salvar vidas do afogamento com certeza são hoje as melhores medalhas que podemos conquistar.

As inscrições para o projeto estão abertas para crianças e adolescentes da cidade fluminense. Os interessados devem se inscrever na secretaria do Parque Aquático, na Ilha São João, apresentando os seguintes documentos: cópia da identidade (RG) e CPF da criança ou adolescente, cópia do RG do responsável, comprovante de residência, uma foto 3×4 e declaração escolar de 2024.