Em jogo eletrizante, o Cruzeiro venceu a Universidad Católica-EQU por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (30), no Mineirão, e se classificou de forma direta para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. A equipe celeste criou muito, mas gol só saiu aos 38 minutos do segundo tempo, com Rafa Silva.
PRIMEIRO TEMPO
Empurrado por quase 50 mil torcedores e precisando de uma vitória simples para garantir o primeiro lugar em seu grupo, o Cruzeiro fez o que se esperava: ditou o ritmo do jogo. Em jogadas construídas principalmente nos lados do campo, a equipe celeste empilhou oportunidades com todos os seus homens de frente. Veron, Rafa Silva, Matheus Pereira e Barreal tiveram boas chances para marcar, porém não conseguiram tirar o zero do placar. A equipe equatoriana, apostando exclusivamente nos contra-ataques, também levou perigo, mas, quando exigido, o goleiro Anderson fez seu papel.
SEGUNDA ETAPA
A exemplo dos primeiros 45 minutos, a etapa complementar foi amplamente de volume cruzeirense. O técnico Fernando Seabra promoveu a entrada de Robert no lugar do argentino Álvaro Barreal, o que deu mais velocidade e intensidade pela ponta esquerda do ataque cruzeirense. Aos 3 minutos, Matheus Pereira teve grande chance de gol, mas errou o alvo. Mantendo a posse de bola, as oportunidades da equipe celeste iam se acumulando, mas os erros e a boa atuação do goleiro Romo impediam o gol do time mineiro.
O GOL DO ALÍVIO
Tudo parecia caminhar para um empate. As chances perdidas e o relógio passando criavam um clima de tensão no ar, até que, aos 38 minutos, em cobrança de escanteio, Rafa Silva mostrou oportunismo e empurrou para as redes após um rebote do goleiro equatoriano na cabeçada de Zé Ivaldo. Gol salvador, que garantiu a primeira colocação do grupo B ao Cruzeiro e a classificação direta às oitavas de final da competição.
PROXIMOS COMPROMISSOS
Após objetivo cumprido na Sul-Americana, o Cruzeiro dirige suas atenções agora ao Campeonato Brasileiro. No domingo (02/06), às 18h30, a Raposa vai até a capital paulista enfrentar o São Paulo, no MorumBIS. O time de Fernando Seabra ocupa hoje a sexta colocação no campeonato nacional.