O Botafogo soube sofrer para derrotar o Universitario, fora de casa, no Estádio Monumental de Lima, por 1 a 0 e consequentemente garantir sua classificação para as oitavas de final da Libertadores com uma rodada de antecedência. Após a partida Artur Jorge não poupou palavras para comemorar a classificação do Alvinegro para o mata a mata da competição. Isso após perder os primeiros dois jogos do Grupo D, e após isso o Glorioso soube ser letal para vencer para vencer o Universitario (duas vezes) e a LDU.
O técnico admitiu que a equipe não fez seu melhor jogo diante da equipe peruana, mas elogiou a atuação defensiva da equipe que não deixou seu adversário criar chances claras no ataque. O português falou também sobre a capacidade do Botafogo de se recuperar e garantir sua classificação.
– Nós temos um contexto mais alargado para analisar. O jogo em si não foi muito bem jogado pelo Botafogo. Foi um jogo mais sofrido do que bem jogado, mas foi um jogo onde a vitória nos assenta muito bem porque não permitimos oportunidades ao adversário e tivemos oportunidades claras para fazer gol. É um rival muito forte porque ainda não tinha perdido em casa em 2024, e nós conseguimos fazê-los.- Afirmou Artur Jorge.
-Este Botafogo não escolhe adversário ou local para se impor. Tivemos mérito. Conseguimos classificação histórica, tendo que num grupo que se disputa 18 pontos nós tínhamos zero (após 2 jogos). Foi uma recuperação extraordinária e isso é mérito dos jogadores. Muito satisfeito por isso e por ter ganho-
O Botafogo passou essa semana inteira fora do Rio, tendo jogado no último domingo em Fortaleza e hoje em Lima. Artur Jorge celebrou ainda mais e vitória a classificação, mas afirmou que a equipe ainda precisa ter mais intensidade.
– Minha preocupação é desfrutar dessa vitória e dar folga aos rapazes porque merecem descansar. É uma ideia que já está clara sobre o que queremos, temos que acrescentar mais intensidade e dinâmica. Teremos todo o elenco disponível. É uma vitória que nos traz a classificação, mas queremos mais vitória porque essa é a atitude que queremos enquanto Botafogo.
Agora com nove pontos, o Botafogo é o segundo colocado do Grupo D, atrás somente do Junior Barranquilla, que está na frente pelo saldo de gols: 3 a 1. As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 28, no Estádio Roberto Meléndez, no Caribe Colombiano, em um duelo pela liderança da chave. Antes disso, o Alvinegro irá até Salvador para encarar o Vitória, na próxima quarta-feira, às 19h, no Barradão.
Confira às outras respostas de Artur Jorge abaixo:
Treinadores portugueses no Brasil
– Aquilo que nós avaliamos enquanto técnicos é a competência, não a nacionalidade. Venho de um país que vem tendo sucesso mundo afora e eu espero ser mais um a ter sucesso aqui.
Time do Universitario
– É justo falar sobre o que o Universitario fez em campo. Nos trouxe dificuldade, obrigou os rapazes a defender, procurarem ter um resultado diferente, mas por grande mérito do grande compromisso não demos oportunidades. As situações de grande perigo ocorreram em cruzamentos, onde sempre defendemos bem. Acho que as oportunidades claras de gol foram do Botafogo.