Confederação Brasileira de Vela anuncia atletas que estarão em Paris

O anúncio dos atletas que representarão o Brasil nos Jogos foi feito através do canal da confederação.

Foto: Foto: Divulgação/CBVela
Confederação Brasileira de Vela anuncia atletas que estarão em Paris

A Confederação Brasileira de Vela ( CBVela ) divulgou a lista dos convocados para as Olimpíadas de Paris na última quinta-feira. Ao todo, oito classes terão representantes brasileiros. Entre os nomes da lista, que contou com muitos estreantes, estão as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze e a medalhista Isabel Swan.

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze carimbaram o passaporte para Paris nos Jogos Pan-Americanos, pela classe 49erFX. Além da dupla, Samuel Albrecht e Gabi Nicolino também se classificaram na classe Nacra 17.

Com 44 anos, Bruno Fontes (ILCA 7) é o mais experiente da equipe, assim como Marco Grael, que terá o jovem companheiro Gabriel Simões na 49er. Mesclando experiência com juventude, o Time Brasil na vela terá os estreantes Bruno Lobo (Fórmula Kite), Mateus Isaac (IQFoil), Gabriella Kidd (ILCA 6) e a dupla João Bulhões e Marina Arndt (NACRA 17 misto).

– Temos uma equipe que mistura experiência e juventude para manter a tradição da vela em Jogos Olímpicos. Além dos atletas, a equipe multidisciplinar em Marselha será de ponta, tudo com apoio logístico do COB. Vamos buscar medalhas – disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro.

Veja a lista dos convocados para as Olimpíadas

  • Classe 49erFX – Martine Grael e Kahena Kunze
  • Fórmula Kite – Bruno Lobo
  • IQFoil – Mateus Isaac
  • 49er – Marco Grael e Gabriel Simões
  • ILCA 6 – Gabriella Kidd
  • ILCA 7 – Bruno Fontes
  • NACRA 17 – João Siemsen e Marina Mariutti
  • 470 – Henrique Haddad e Isabel Swan

Serão ao todo dez categorias em Paris 2024, com mudanças em relação a Tóquio 2020. A 470 passa a ser mista e a Finn não faz mais parte do programa olímpico, dando lugar ao Fórmula Kite. A equipe de prancha a vela foi trocado, saindo o RS:X e entrando o IQFoil.

A equipe brasileira de veça terá como chefe da delegação Walter Böddener, além do head coach, o bicampeão olímpico Torben Grael, e o diretor-técnico, que será Cláudio Biekarck, multi medalhista pan-americano.

Os técnicos serão Martha Rocha, Gilberto Conde, Bruno Prada, Ricardo Paranhos e Henry Boening. A CBVela incluiu o especialista em regras – rules advisor, Ricardo Lobato. O barqueiro será Gerald Alvado. A fisioterapeuta é Tânia Sampaio.