Com apenas um representante do Brasil, 86º Congresso da AIPS debaterá sobre futuro do jornalismo esportivo na Espanha

Artur Eugênio Mathias, presidente da ABRACE, será o único representante do Brasil no evento centenário em Santa Susana

Foto: FOTO: Arquivo Pessoal
Com apenas um representante do Brasil, 86º Congresso da AIPS debaterá sobre futuro do jornalismo esportivo na Espanha

O 86º Congresso da AIPS Internacional, em Santa Susana, cidade à cerca de 50 km de Barcelona, terá como principal tema o futuro do jornalismo esportivo e debaterá, entre outros subtemas, sobre a escalada da inteligência artificial no jornalismo esportivo ao redor de todo o mundo.

Representado pelo presidente da Abrace – Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos, o advogado e jornalista, Artur Eugênio Mathias, a entidade se posicionará afim de entender o resguardo da propriedade intelectual e do direito de produção com os novos rumos da inteligência artificial.

– Precisamos pensar em como proteger aquilo que criamos. A inteligência artificial será capaz de criar algo exatamente novo, a partir do zero? Precisamos pensar em formas de ter o direito autoral de nossas criações asseguradas e estabelecer limites para que não se ultrapasse os direitos daquilo que já foi produzido e a IA se torne um compilado de cópias – afirmou Artur Eugênio Mathias.

A previsão de debate sobre o tema é para o dia 29 de abril, onde haverá debates sobre diversas questões atuais que afetam o esporte e o jornalismo esportivo, incluindo o impacto da Inteligência Artificial.

Editores-chefes, presidentes e altos funcionários desportivos de federações internacionais e especialistas de organizações como a Unesco confirmaram a sua participação no diálogo. O debate sobre género também está na ordem do dia.