A família Joaquim Américo Guimarães, ex-presidente do clube que foi homenageado como nome do estádio do Athletico, criou um abaixo-assinado para tentar evitar a mudança de nome. Nesta semana, o clube comunicou que terá uma assembleia para uma possível mudança no nome, em uma homenagem ao atual gestor, Mario Celso Petraglia. A informação foi divulgada pelo Umdois Esportes.
A família cobra respeito com o legado de um personagem histórico do Athletico. Renata Modesto Guimarães Fernandes, bisneta de Joaquim Américo e torcedora do Furacão, falou sobre a situação.
— No nosso entendimento, não se homenageia alguém desomenageando outra. Tomamos essa decisão com muita tristeza. O Joaquim Américo não foi importante só para o Athletico, mas tem um histórico de pioneirismo no esporte e foi a pessoa que construiu o primeiro estádio do Paraná. Estamos bem tristes com isso e teve um movimento bem grande da família — diz.
+ Para saber mais sobre o Athlético , siga o Esporte News Mundo no Instagram , Twitter , e Facebook
Renata também afirma que soube da proposta de alteração pela imprensa.
— Nós não fomos comunicados sobre a intenção. Soubemos como vocês (da imprensa). Isso para nós foi um grande desrespeito. Ainda estamos vendo o que vamos fazer, mas não achamos legal essa assembleia seguir desta forma. Estamos em contato com várias pessoas, tentamos falar com o Petraglia, para ver o que a gente pode fazer em relação a isso, mas já criamos este abaixo-assinado. E não é uma indignação só da nossa família, mas também de outras pessoas — conclui.
+ Athletico pode trocar o nome de seu estádio para homenagear Petraglia
Para a assembleia do Conselho Deliberativo do Athletico para a possível mudança do nome do estádio está marcada para a próxima segunda-feira (26), a partir das 18h30.
Vale destacar que comercialmente, o estádio é chamado de Ligga Arena, já que o clube realizou a venda de naming rights. O abaixo-assinado da família de Joaquim Américo Guimarães está ocorrendo de maneira on-line e já passou das 200 assinaturas.