Após a vitória do Flamengo por 3×0 contra o Bangu, o técnico Tite e seu auxilar César Sampaio falaram com a imprensa sobre o jogo. O treinador ressaltou a importância dos jogadores aproveitarem as oportunidades nesse início de temporada e elogiou equlibrio da equipe após mais um jogo sem sofrer gols. “Ninguém faz testes no Flamengo”. Durante a entrevista, o ex-volante e assistente de Tite respondeu a maioria das perguntas e elgiou muito a atuação do jovem Igor Jesus.
Perguntado sobre o rodízio no elenco e a briga por espaços no time titular, Tite foi direto e não fez distinções entre jovens e veteranos. “Ninguém faz testes no Flamengo. Flamengo são oportunidades, e elas surgem para todos os atletas que estão trabalhando, sejam eles mais experiêntes ou oriundos da base.”
Após mais um jogo sem sofrer gols, o técnico comentou sobre a importância de uma equipe equilibrada. “Não é a defesa que faz ou sofre gols, é um time que é equilibrado, uma equipe que conjuntamente sabe fazer três gols no jogo e ter uma média de mais de dois gols por jogo. Com um número altíssimo de finalização, como a equipe que mais rouba bolas no campo do adversário no campeonato e que bota um volume muito grande. Talvez até se exponha para jogadas em profundidades, e associado a isso, não toma gols.
As pontas de ataque do Flamengo vem sendo um ponto de discução, com várias possibilidades e Tite destacou a característica de cada jogador neste setor. “A velocidade do Bruno (Henrique) é impressionate. Tu vê como é importante ter o ‘Cebola’ que tem um jogo mais apoiado, vertical, mas não tão de velocidade como o BH e daqui a pocuo tu pode utilizar tanto de um lado como do outro, o ‘Cebola’, o Luiz (Araújo), tanto quanto o BH, que vem se adaptando melhor na direita.”
Ao ser perguntado sobre a atuação de Igor Jesus, Tite passou a palavra para César Sampaio e diz de forma bem humorada que quem mais entendia de ‘camisa 5’ é seu axiliar, que jogou como volante durante sua carreira como atleta.
O auxiliar exaltou a qualidade de Igor Jesus e demonstrou acreditar no pontencial do jovem. “A gente fica feliz de ver o que ele apresentou hoje, sabiamos do desafio que seria transportar o que ele tem feito nos treinos para o jogo, principalmente na parte emocional. Assim que nós chegamos, eu particularmente fiquei bem impressionado com ele. Ele teve uma lesão que retardou esse início (de trabalho com a nova comissão técncica) e agora ele veio para uma partida importante, fazendo uma função difícil. É o homem de referência no setor defensivo e também o homem que vem a municiar o setor ofensivo, tendo uma participação direta em um dos gols.”
César Sampaio foi quem mais respondeu perguntas na coletiva, e uma questão novamente levantada, foi a disputa entre Gabigol e Pedro. “Quanto a titularidade e reserva, a preparação é igual para todos. O Pedro vive um grande momento, dentro do nosso conteúdo, tem sido um atleta que está confiante, tem aproveitado as oportunidades. O Gabriel também, no último jogo teve uma participação importante, fazendo gols. Enfim, a gente ganha muito com isso, a confiança e a maturidade de um atacante vem muito nessa interdependência do gol e o Flamengo ganha com isso, temos dois atletas nessa função de atacante central performando muito bem e a gente seleciona estrategicamente de acordo com o jogo”
Sobre a partida em si, César Sampaio comentou sobre a dificuldade e jogar contra um sistema com 5 defensores, utilizado pelo Bangu.”Eles foram compactos no primeiro tempo, tivemos um pouco mais de dificuldade para furar. Sabiamos que com o passar dos minutos o desgaste era inevitável e mesmo assim tivemos um bom nível de finalização. E no segundo, com mais espaços, essa linhas foram descompatando e a gente consegiu terminar melhor, se tivessemos mais capricho poderiamos ter ampliado o placar.”