LaLiga investiga ‘pula pirata’ de torcedor em Lucas Ocampos, diz jornal

Argentino comparou "dedada" de torcedor com casos de racismo no futebol espanhol

LaLiga investiga ‘pula pirata’ de torcedor em Lucas Ocampos, diz jornal
Foto: Foto: Fran Santiago/Getty Images
LaLiga investiga ‘pula pirata’ de torcedor em Lucas Ocampos, diz jornal

A LaLiga, entidade que comanda o futebol espanhol, deve abrir uma investigação para punir o torcedor que viralizou ao fazer um gesto obsceno em direção a Lucas Ocampos, jogador do Sevilla, durante confronto com Rayo Vallencano.

O jornal espanhol Marca informa que o torcedor, menor de idade, já foi identificado tanto pela entidade quanto pela polícia. O movimento, popularmente conhecido como “pula pirata”, foi filmado e se espalhou nas redes sociais.

O argentino, porém, não levou na esportiva e decidiu equiparar a situação com casos de racismo, que se tornaram frequentes em vários estádios do país.

+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter , Instagram , Facebook e YouTube

Show Player

— Certamente as imagens foram vistas. Espero que LaLiga leve isso a sério, como as coisas do racismo — disparou o atleta após a partida.

— Se isso acontece no futebol feminino, sabemos o que aconteceria — completou o argentino.

Xonofobia e racismo

Na mesma partida, Youssef En-Nesyri recebeu ofensas xenofóbicas de torcedores do Rayo Vallecano. As câmeras registraram indivíduos chamando o atacante marroquino de “moro”, adjetivo considerado ofensivo para pessoas do norte da África.

O caso também foi denunciado à Procuradoria contra o Ódio, um órgão ligado ao Ministério Fiscal da Espanha. O responsável pela pasta tem um cargo equivalente ao de Procurador-Geral da República.

Esse é procedimento padrão que tem sido adotado por LaLiga após os episódios de racismo sofridos por Vinicius Jr. O mais recente ocorreu em partida contra o Getafe e a denúncia relata que o brasileiro foi chamado de “macaco” por torcedores locais.

+ Vinicius Júnior é nomeado Embaixador da Boa Vontade pela Unesco

O presidente da LaLiga, Javier Tebas, chegou a responder Vinicius, afirmar que o jogador estaria “manchando a liga” com as denúncias, Posteriormente, afirmou ao GE que foi mal interpretado e pediu desculpas.