Nesta sexta-feira (29), a morte de Edson Arantes do Nascimento completa um ano. Pelé foi vítima de complicações de um câncer no cólon e nos deixou no dia 29 de dezembro de 2023.
No dia 2 de janeiro de 2023, o corpo do Rei chegou à Vila Belmiro para a realização do velório. Autoridades, famosos, atletas e dirigentes de futebol marcaram presença no adeus ao maior jogador de todos os tempos. No dia seguinte, foi realizado o cortejo do corpo de Pelé pelas ruas de Santos.
O Apelido de “Rei do Futebol” não veio atoa, o ex-jogador é detentor de diversos recordes. Em Copas do Mundo, Pelé é o atleta com mais títulos conquistados, três (1958, 1962 e 1970), além de ser o jogador mais novo a ser campeão do torneio, já que na primeira edição vencida ele tinha apenas 17 anos e 249 dias e mesmo assim marcou 2 gols na final e fez o Brasil campeão.
Marcar gols era uma das maiores especialidades do Rei, até 2023 ele era o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira em jogos oficiais (77), ultrapassado recentemente por Neymar (79). Não só pela Canarinho Pelé fez história ao marcar gols, até hoje o eterno camisa 10 é o maior artilheiro da história do Santos Futebol Clube com 1091 gols feitos.
Para evidenciar ainda mais o poder de arremate de Pelé, ao longo de sua carreira 92 hat-tricks (três gols na mesma partida) foram feitos por ele, se tornando o jogador que mais vezes realizou tal feito. Para se ter uma ideia, o segundo atleta do ranking é Cristiano Ronaldo, com 61 hat-tricks anotados.