A permanência do Bahia na primeira divisão e o título do Vitória na Série B proporcionaram um encontro entre os rivais estaduais na elite do futebol brasileiro que aconteceu poucas vezes desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no formato de pontos corridos. A 21ª edição do Brasileirão nesse sistema de disputa será apenas a sexta vez em que Bahia e Vitória estarão juntos no principal campeonato nacional.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook , Twitter , YouTube , Instagram , Threads e TikTok
A rivalidade gigantesca do BA-VI também se reflete nas campanhas ao longo dessas duas décadas de Campeonato Brasileiro em pontos corridos. O Bahia se orgulha por ter ficado na elite por cinco anos consecutivos, de 2017 a 2021, enquanto o rival chegou a bater na Série C neste período. O Vitória pode dizer que teve a melhor campanha de um baiano no Brasileirão, quando terminou na quinta posição em 2013, com 59 pontos, a dois da zona de classificação pra Libertadores. A pontuação segue sendo a maior que um nordestino conseguiu num campeonato com 20 clubes.
Os dois estiveram presentes na primeira edição do pontos corridos, em 2003, e o Vitória foi muito melhor. Há 20 anos, o Tricolor terminou na lanterna do campeonato, com 46 pontos, enquanto o Rubro-Negro fez 10 pontos a mais e terminou na 16ª posição. Naquele ano, o Brasileirão tinha 24 clubes. Dez anos depois, os dois voltaram a ocupar a mesma Série A e, mais uma vez, a vantagem foi do Vitória. A, já citada, campanha foi 11 pontos melhor que a do Bahia, que terminou em 12º lugar.
Em 2014, o Vitória voltou a ficar a frente do maior rival, mas essa foi a única alegria do clube do Barradão no ano da Copa do Mundo no Brasil. Os dois fizeram campanhas muito ruins no Campeonato Brasileiro e terminaram rebaixados. O Vitória foi o 17º, com 38 pontos, enquanto o Bahia foi o 18º, com 37 pontos. Os dois somaram 19 vitórias, 18 empates e 39 derrotas enquanto os alemães levantavam a taça no Maracanã.
Depois de três anos, o Bahia voltou pra primeira divisão e reencontrou seu rival. Em 2017, o Tricolor conseguiu seu primeiro “triunfo” na briga da classificação. Com uma campanha segura, o Esquadrão terminou na 12ª posição, com 50 pontos, e se classificou pra Copa Sul-Americana. O Vitória escapou por pouco do rebaixamento, com 43 pontos, na 16ª posição, e só conseguiu a permanência por causa de um gol de saldo a mais que o Coritiba.
O ano seguinte mostrou que 2017 era um indício do que seriam os anos seguintes. Mais estruturado, o Bahia novamente teve uma participação segura e repetiu a classificação pra Sul-Americana, ficando no 11º lugar, com 48 pontos. O Vitória foi o segundo pior time da competição e terminou na vice-lanterna, com 37 pontos, sem voltar para a Série A do Brasileirão até este ano.
+ Bahia e Grupo City: o 2023 que fugiu do planejado
Apesar de estar atrás no “placar de campanhas”, por 3×2, o Bahia levou a melhor em quase todos os anos nos confrontos diretos. Foram 10 jogos nas cinco temporadas juntos na Série A, com quatro vitórias tricolores, duas rubro-negras e quatro empates. A maior margem de gols também foi do Bahia, no 4×1, em 2018, ajudando no placar geral de 15×10. Uma curiosidade é que nenhum visitante venceu. Em 2024, Tricolores e Rubro-Negros vão ter mais uma oportunidade de escrever outro capítulo desta grande rivalidade na Série A.