No segundo dia do Mundial da Juventude, em Búzios (RJ), 400 atletas de 19 anos, representando 62 nações, competiram em condições de vento sul.
As provas, realizadas de manhã e à tarde, destacaram os brasileiros no 420.
Joana Gonçalves e Gabriela Vassel lideram o 420 feminino, enquanto Lucas Freitas e Victoria Back estão em terceiro na versão mista, empatados com os espanhóis Miguel Angel Hernandez e Alejandro Martin.
A categoria teve quatro regatas no dia.
Na 420, Joana Gonçalves e Gabriela Vassel têm apenas 3 pontos perdidos, liderando sobre as israelenses Maayan Shemesh e Emilie Louviot, que têm 12 pontos perdidos.
Joana Gonçalves disse que a estratégia da dupla até agora foi velejar para ganhar, sem pensar em olhar a tabela.
”Conseguimos manter a média em um dia de regata difícil, com muito vento rondando e alternância de posição. Falta muita coisa ainda, é só continuar o que estamos fazendo, ficar calma e fazer a nossa regata. Não estamos com estratégia em questão de posição e sim pensando em ir pra frente em todas”.
Na 420 mista, Lucas Freitas e Victoria Back estão em terceiro, com liderança dos franceses Jean-Philippe Boudard e Zou Schemmel, junto aos italianos Quan Cardi e Mattia Tognocchi.
Na classe 29er, Guilherme Menezes e Fernando Menezes ocupam o quinto lugar, enquanto nas 29er femininas, Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira estão em 19º. Na Nacra 15, Alex Kuhl e Alexia Buuck mantêm-se entre os seis primeiros.
Na ILCA 6, Felipe Fraquelli está em 16º lugar, enquanto Valentina Roma é a 18ª no feminino. Na estreia da classe Fórmula Kite, Lucas Fonseca ficou em sexto, e na IQFoil feminina, Sofia Rocha permanece em 17º lugar.
A Energisa patrocina a Equipe Brasileira de Vela Jovem, enquanto a Avène é patrocinadora da CBVela. Resultados detalhados estão disponíveis em https://worldsailingywc.org/notice-board/ .
Foto: Heusi Action