Os grupos da Copa América de 2024 foram sorteados nesta quinta-feira, em Miami, para o torneio a ser realizado nos Estados Unidos. A Argentina, atual campeã, foi alocada no Grupo A, enquanto o Brasil fará parte do Grupo D e fará sua estreia em 21 de junho contra Costa Rica ou Honduras, no SoFI Stadium, localizado em Inglewood, próximo a Los Angeles, na Califórnia. Colômbia e Paraguai também estão na chave do Brasil.
+ Para saber tudo sobre o Brasil , siga o Esporte News Mundo no Twitter , Facebook e Instagram
Durante o sorteio, houve um momento de indefinição. Na cerimônia, a Conmebol inicialmente incluiu a Jamaica no grupo do Brasil, enquanto o vencedor do confronto entre Costa Rica e Honduras foi designado para o Grupo B. Após alguns minutos de incerteza, os organizadores da cerimônia corrigiram o erro e confirmaram as chaves corretas. De acordo com a sequência original do sorteio, a seleção jamaicana deveria ser alocada no Grupo B.
VEJA OS GRUPOS:
- GRUPO A: Argentina, Peru, Chile , Canadá/Trinidad e Tobago
- GRUPO B: México , Equador, Venezuela , Jamaica
- GRUPO C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá, Bolívia
- GRUPO D: Brasil, Colômbia, Paraguai, Costa Rica/Honduras
A competição contará com a participação das 10 seleções da Conmebol, além de seis equipes das Américas Central e do Norte. Os semifinalistas da Liga das Nações da Concacaf 2023/24 conquistaram suas vagas, enquanto uma repescagem em março determinará os dois últimos classificados entre os perdedores das quartas de final. Esses jogos serão sediados em Dallas, compostos por confrontos únicos, sendo Honduras e Costa Rica (vencedor vai ao grupo do Brasil) e Trinidad e Tobago e Canadá (vencedor vai ao grupo da Argentina).
A fase de grupos acontecerá de 20 de junho a 2 de julho. As quartas de final estão programadas para 4 a 6 de julho, enquanto as semifinais ocorrerão nos dias 9 e 10 de julho, em Carlotte e New Jersey, respectivamente. O confronto que determinará o terceiro lugar está marcado para o dia 13 de julho, e a grande final será realizada em Miami no dia 14 de julho.
A Argentina é a atual campeã da Copa América. Em 2019, a seleção de Messi e companhia bateu o Brasil dentro do Maracanã e faturou seu 15° título do torneio, empatando com o Uruguai — a equipe de Fernando Diniz conquistou o continente nove vezes.