Com campanha de campeão em casa, o Fluminense é o time que mais pontuou em seus domínios, mas apenas o 18º colocado fora, saindo da briga pelo título. O desequilíbrio da equipe de Fernando Diniz no Campeonato Brasileiro justifica a pontuação razoável em 2023, porém, com as fichas apostadas na Libertadores conquistada, a vaga na competição internacional foi assegurada.
O tricolor não perde uma partida no Maracanã para equipes de fora do Rio de Janeiro desde o fim de 2022, e isso se reflete na campanha do Brasileirão desta temporada. Dentre os 17 jogos disputados em casa, o Fluminense venceu 12, empatou 4 e perdeu apenas um, contra o Botafogo. Os números do time como mandante (40 pontos) são melhores do que os postulantes ao título como Palmeiras, Grêmio, Botafogo e Bragantino.
+ Diniz elogia time do Fluminense, mas vê relaxamento após expulsão do São Paulo
Desequilíbrio
Se jogando no Rio de Janeiro, como mandante, a campanha é de campeão, fora do estado é de rebaixado. O Fluminense é apenas o 18º visitante do Campeonato Brasileiro, com duas vitórias na edição até aqui contra América-MG e Cruzeiro, ficando à frente de São Paulo e do próprio coelho. Sem vencer desde maio na competição nestas condições, o tricolor viu a disputa pelo título sair do alcance em dado momento, justamente nas fases mais decisivas da Libertadores.
Paulo Henrique Ganso, camisa 10 do Fluminense, afirmou que se o time focasse mais no Brasileirão poderia brigar pela taça: “Muito bom ter grandes times disputando pra ver quem vai ser campeão. Uma pena que ficamos focados em outro, na Libertadores para ser campeão, mas se conseguíssemos ter focado no Brasileirão também, teríamos chances. Mas os times que estão lá, todos têm possibilidades. Bragantino, Grêmio, Palmeiras, Botafogo, que praticamente liderou o campeonato todo, agora deu uma oscilada. Vai ser uma briga boa.”