Tamanho do texto

Jogadoras brasileiras acertaram, antes da vitória por 50 a 10 sobre os EUA, que teriam de fazer mais de 40 gols na estreia

A experiente goleira brasileira Chana Souza e armadora Eduarda Amorim revelaram, após a avassaladora vitória sobre os Estados Unidos na estreia brasileira no handebol feminino que teriam de fazer mais de 40 gols e levar menos de 12, sendo que nenhum deles poderia ser de contra-ataque. O acerto informal, feito após a preleção do técnico dinamarquês Morten Soubak, deu certo. A seleção não tomou conhecimento das americanas e deu sinais de que a vaga olímpica será difícil de escapar.

Para Chana e Duda, a única rival capaz de incomodar o Brasil em Guadalajara é a Argentina, apesar de manterem o discurso comum de pensamento jogo a jogo e de que sempre pode haver surpresas. Com 13 das suas 15 atletas atuando na Europa, onde o esporte é bem mais desenvolvido, a ponta-direita Alexandra Nascimento chegou a admitir: “Com esse placar é até difícil ficar dizendo que não estaremos na final”.

Veja como está o quadro de medalhas do Pan-Americano

“Para cada jogo, traçamos um objetivo. Logo depois da conversa com o Morten, nós combinamos que não poderíamos levar mais de 12 gols, que nenhum gol poderia ser de contra-ataque e que teríamos de fazer mais de 40. Conseguimos cumprir todas as metas. Quando termina a reunião com ele, sempre decidimos essas coisas”, disse Chana.

O técnico do Brasil aprova a tática das jogadoras de estabelecerem objetivos cada vez que entram em quadra. “Em geral estamos traçando metas e elas parecem estar bem ligadas a este compromisso. No intervalo aumentamos o placar para manter este foco. Elas conseguiram, parabéns a elas, não esperávamos fazer 50 gols”.

Sobre a Argentina, Eduarda ressaltou o fato de a equipe ser muito mais entrosada do que a brasileira. “Nós jogamos na Europa, mas a Argentina tem a vantagem de estar junta o tempo inteiro, são muito entrosadas. Mas o nível da nossa equipe é muito bom, dá para notar que mesmo com o revezamento das jogadoras, o nível não cai, e isso é fundamental”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.