Tamanho do texto

Everton Lopes pode garantir lugar na decisão dos meio médios ligeiros, mas antes terá que passar pr cubano indigesto

Atual campeão mundial da categoria meio médio ligeiro (até 64 kg), o baiano Everton Lopes pode repetir nesta terça-feira, pelo torneio de boxe dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara , o feito de outro conterrâneo famoso, Acelino Popó Oliveira. No Pan de Mar del Plata, em 1995, Popó chegou a disputar a medalha de ouro na categoria leve (até 60 kg), mas perdeu a final para um argentino. Desta vez, Everton pode repetir o feito, embora tarefa seja bastante difícil. O brasileiro fará uma espécie de decisão antecipada contra o cubano Roniel Iglesias.

Confira os principais destaques do 10º dia de competições do Pan de Guadalajara

O cubano foi o último campeão mundial nos 64 kg, em 2009, na cidade de Milão (Ita). E neste ano, os dois já se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias de Iglesias: uma em março, no Pré-Pan do Equador, e a outra em um torneio amador realizado em Cuba, no mês de junho. Neste Pan, Everton vem de duas vitórias nas quais ele mostrou extrema superioridade sobre os lutadores rivais, além de estar embalado pela conquista do Mundial do Azerbaijão . Será um verdadeiro clássico do boxe amador. Outro brasileiro que tenta uma vaga na final será o peso galo (até 56 kg), Robenilson de Jesus , que irá enfrentar o mexicano Oscar Valdez.

Acompanhe o calendário completo do Pan de Guadalajara

O 11º de competições do Pan de Guadalajara terá ainda, para o esporte brasileiro, a possibilidade da seleção feminina de futebol compensar o vexame do time masculino , dirigido por Ney Franco, e alcançar a decisão pela medalha de ouro. Para isso, precisará superar o México na semifinal, a partir das 20h (horário de Brasília). Já o basquete feminino tenta curar a ressaca da derrota na semifinal para Porto Rico e busca ao menos a medalha de bronze, diante da Colômbia.

O boliche poderá conseguir sua primeira medalha em Guadalajara, através da dupla formada por Marcio Viera e Marcelo Suartz , chamado pelos integrantes da equipe brasileira como o “Neymar” do boliche , considerado como uma das revelações da modalidade e que treina atualmente nos Estados Unidos.

Siga todos os eventos do Pan 2011 em tempo real

Medalhas também poderão aparecer no atletismo nesta terça-feira. As maiores apostas estão na prova dos 100m. Entre os homens, Nilson André promete surpreender os favoritos, enquanto que na prova feminina, duas brasileiras estarão brigando pelo ouro: Rosangela Santos e Ana Cláudia Lemos Silva .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.