Tamanho do texto

Com a vitória no 4 x 100 m medley, a natação brasileira chegou a dez ouros nos Jogos de Guadalajara

A natação brasileira nunca brilhou tanto numa edição dos Jogos Pan-Americanos quanto em Guadalajara. Contando com Cesar Cielo para fechar a prova, o revezamento 4 x 100 m medley encerrou com mais um ouro a melhor participação do país na modalidade. No total, foram dez medalhas de ouro, oito de prata e seis de bronze. No Rio de Janeiro, em 2007, a delegação também conquistou dez ouros, mas com uma prata a menos.

Veja também: Thiago Pereira domina 200 m costas, ganha ouro e quebra recorde

Vipcomm
Cesar Cielo fechou o revezamento e faturou sua quarta medalha de ouro no México
O time nacional faturou o primeiro lugar do revezamento com o tempo de 3min34s58, à frente dos Estados Unidos (3min37s17) e da Argentina (3min44s51). Guilherme Guido abriu a prova com o nado costas, seguido por Felipe França , Gabriel Mangabeira e Cesar Cielo , que entrou na piscina em primeiro lugar e só manteve o ritmo para selar o lugar mais alto do pódio.

Para Cielo, atual campeão olímpíco dos 50 m livre, Guadalajara foi a ocasião para fazer mais do que simplesmente conquistar suas quatro medalhas de ouro - nos 50 m e 100 m livre e nos revezamentos 4 x 100 m e 4 x 100 m medley.

“Acho que o Pan serviu para dar o recado que eu queria: temos Olimpíadas no ano que vem e mostrei para meus adversários que não vai ser fácil tirar esse bi de mim”, disse o também campeão mundial dos 50 m livre.

Confira ainda: Gracielle Herman surpreende e leva a prata nos 50 m livre

Ao todo, os atletas da natação verde-amarela ganharam nada menos do que dez medalhas de ouro, oito pratas e seis bronzes . O desempenho é melhor que o de Rio-2007, quando a seleção conquistou o mesmo número de ouros e uma prata a menos.

Apesar de a equipe brasileira ter nadado a final do revezamento com Guilherme Guido, Felipe França, Gabriel Mangabeira e Cielo, o 4 x 100 m medley também valeu ao recordista Thiago Pereira - que nadou a eliminatória - sua 12ª medalha em Pan-Americanos. O Brasil marcou 3min34s58, à frente dos Estados Unidos (3min37s17) e da Argentina (3min44s51).

Relembre também:  Thiago Pereira brilha, fatura décimo ouro e supera Hoyama no Pan

Cesar Cielo também quebrou um recorde pessoal. Depois de conquistar três ouros e uma prata no Rio-2007, ele mostrou soberania em Guadalajara em fechou a disputa com quatro ouros: nos 50 m e 100 m livre e nos revezamentos 4 x 100 m e 4 x 100 m medley.