Olimpíadas - Pentatlo Moderno
O pentatlo moderno começou a ser praticado nos Jogos da Antiguidade, quando apenas soldados do exército podiam participar. Naquela época, a modalidade era composta por provas de salto em distância e altura, lançamento de disco e dardo, além de corrida e luta, diferente do que vemos hoje. Já no século 20, o Barão Pierre de Coubertin, entusiasta do esporte, conseguiu inserí-lo nos Jogos de Estocolmo-1912.
Confira
Saiba mais sobre o hipismo nos Jogos Olímpicos
Na primeira vez nos Jogos, o pentatlo moderno já foi disputado com as provas que conhecemos hoje, isto é, esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida. Até os Jogos de Barcelona-1992, a modalidade acontecia em vários dias diferentes, mas, em Atlanta-1996, passou a acontecer em apenas um dia.
Confira
Saiba mais sobre o ciclismo nos Jogos Olímpicos
Pela ordem, a modalidade começa com a prova de tiro, seguido pela esgrima, natação, hipismo e corrida. Os resultados das quatro primeiras disciplinas definem a sequência de largada para a corrida. No primeiro esporte, o atleta pode atirar até 20 vezes com a pistola 4,5mm de ar comprimido. Cada tiro deve ser feito a dez metros de distância do alvo e no tempo máximo de 40 segundos.
Confira
Saiba mais sobre tiros nos Jogos Olímpicos
No segundo, é preciso tocar no adversário com uma espada para somar pontos. O vencedor de 70% dos combates ganha 1000 pontos. A natação consiste em uma prova de 200m livre e é disputada em uma piscina de 50m. Já a prova de hipismo acontece em um percurso de 350 a 450m e conta com 12 obstáculos. Diferentemente da prova tradicional de hipismo, onde os atletas têm seus próprios cavalos, no pentatlo, os animais são sorteados no início da prova e cada erro resulta em perda de pontos.
A última e decisiva prova para o pentatetla é a corrida. Em uma pista de cross-country, o circuito tem, ao todo, 3000m de extensão e define quais serão os medalhistas. O campeão é quem soma mais pontos.
Onde assistir no Rio
Arena da Juventude - Av. Duque de Caxias, 2.020 - Vila Militar
Centro Aquático de Deodoro - Av. Duque de Caxias, 2.020 - Vila Militar
Estádio de Deodoro - Av. Duque de Caxias, 2.020 - Vila Militar
Data e horário das competições
De 18 a 20 de agosto, das 10h às 18h35 (de Brasília)
O Brasil no pentatlo moderno
O melhor resultado do Brasil no pentatlo moderno foi um terceiro lugar, em Londres-2012, com a pentatetla Yane Marques. No ranking geral entre países, o país ocupa a 19ª posição, ao lado de Bielorrússia e Ucrânia, com uma medalha de bronze cada.
Potências no esporte
A Hungria foi quem mais subiu ao pódio, em um total de 22 vezes, com nove medalhas de ouro, oito de prata e cinco de bronze. Logo na sequência está a Suécia, com 21 medalhas no total, sendo nove douradas, sete prateadas e cinco bronzeadas. Mesmo sem existir desde 1991, a União Soviética aparece na terceira colocação geral, com 15 medalhas (cinco de ouro, cinco de prata e cinco de bronze).
Do extinto país, inclusive, é o atleta com mais medalhas até hoje no pentatlo moderno. Trata-se de Pavel Lednev, que conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. Entre as mulheres, um empate entre a lituana Laura Asadauskaite, a alemã Lena Shoneborn e a húngara Zsuzsanna Voros, que conquistaram uma medalha de ouro cada.