Olimpíadas - Nado Sincronizado

compartilhe

Brasil terá equipe e dueto no nado sincronizado no Rio 2016
Ascom/ Setre
Brasil terá equipe e dueto no nado sincronizado no Rio 2016

O nado sincronizado é o balé na água. O esporte mistura natação com elementos artístícos e atrai olhares pela beleza e surpresa dos movimentos. Durante as rotinas, atletas saltam, fazem desenhos na água e encantam o público.  Apesar de ter sido criado no começo de 1900 - o primeiro registro é de 1907, com uma apresentação em Nova Iorque - e se popularizado nos Estados Unidos nos anos 40, o esporte ainda é um jovem nas Olimpíadas. Ele foi incluído nos Jogos em 1984, na edição de Los Angeles. 


Confira

Saiba mais sobre saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos

A modalidade é praticada apenas por mulheres e tem duas competições: equipe e dueto. A disputa do nado sincronizado é decidida pelas notas dos juízes, e as atletas são avalidas nos quesitos execução, dificuldade e impressão artística, que leva em conta coreografia, interpretação da música e apresentação. O tempo das rotinas, ou apresentações, varia: entre 2min20s e 3min para os duetos e, de 2min50s a 4min para as equipes. 

Onde ver no Rio

Centro Aquático Maria Lenk
Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3.401 - Barra da Tijuca

Data e horário da competição

14 a 19 de agosto, das 11h00 às 15h30 (de Brasília)

Brasil nos Jogos

O Brasil já participou de diversas edições das Olimpíadas, mas sem um resultado expressivo. Nas duas edições mais recentes, em Pequim e Londres, o dueto Lara Teixeira e Nayara Figueira acabou em 13º. Os melhores desempenhos foram em Sydney, 2000, e Atenas, 2004, com o 12º para as irmãs Isabela e Carolina de Moraes. 

Confira
Saiba mais sobre o vôlei nos Jogos Olímpicos

Lara Teixeira participou do dueto em Londres 2012 e agora fará parte da equipe do nado sincronizado
Divulgação
Lara Teixeira participou do dueto em Londres 2012 e agora fará parte da equipe do nado sincronizado

Para Rio-2016, o país levará a equipe e o dueto. As atletas estão reunidas e treinando para a competição desde 2014. 

Confira
Saiba mais sobre a natação nos Jogos Olímpicos

Potências olímpicas

A Rússia é o país de maior expressão nos Jogos Olímpicos. O país dominou o pódio no dueto e por equipes e, simplesmente, faturou todos os ouros desde a edição de Sydney, em 2000. O principal nome do país foi Anastasua Davydova, atleta aposentada e agora técnica.  Em Atenas-2004 e em Pequim-2008, a russa representou sua bandeira no dueto e na equipe e venceu todas as provas. Quatro anos depois, competiu apenas na equipe em Londres-2012 e conquistou mais um ouro. 

Continuar Lendo
Esconder

Últimas notícias