Olimpíadas - Hóquei Sobre Grama
O hóquei sobre grama é uma das modalidades mais antigas nos Jogos Olímpicos, presente desde 1908, em Londres, apenas com equipes masculinas. Após ausência nos Jogos de Estocolmo, em 1912, o esporte voltou no evento da Antuérpia, em 1920. Por não contar com a estrutura internacional necessária, o hóquei foi retirado das Olimpíadas em 1924 e reinserido à programação a partir dos Jogos de 1928, em Amsterdã, com a criação da Federação Internacional.
Confira
Saiba mais sobre o futebol nos Jogos Olímpicos
O primeiro torneio feminino foi disputado nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, com a equipe do Zimbábue sagrando-se campeã. As Olimpíadas de Montreal de 1976 marcaram o início da competição de hóquei sobre grama usando grama artificial, a sinética, deixando de lado o solo natural.
Confira
Saiba mais sobre o boxe nos Jogos Olímpicos
Assim como no futebol, o hóquei sobre a grama conta com 11 jogadores de cada lado, sendo que todos utilizam uma espécie de taco para conduzir a bolinha, passar para os companheiros e finalizar ao gol. Não tem segredo: quem fizer mais gols juntando os dois tempos de 30 minutos cada, vence o duelo. E, diferente do tradicional hóquei no gelo ou sobre patins, os atletas olímpicos usam tênis.
Onde assistir no Rio
Centro Olímpico de Hóquei
Av. Duque de Caxias, 2.020 - Vila Militar
Data e horário das competições
De 6 a 19 de agosto, das 10h às 22h45 (de Brasília)
O Brasil no hóquei sobre grama
Com a participação da seleção brasileira masculina nos Jogos Pan Americanos de 2015 na cidade canadense de Toronto, o time conseguiu a quarta posição e a consequente classificação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. O Brasil nunca participou do hóquei sobre grama na Olimpíada e estreará em casa. A equipe feminina brasileira não conseguiu garantir vaga no torneio.
Confira
Saiba mais sobre as modalidades de lutas nos Jogos Olímpicos
Potências do esporte
Em números absolutos, a Holanda é o país que mais conquistou medalhas no hóquei sobre a grama, 16 no total, sendo cinco delas de ouro. Entretanto, a Índia é a nação com o maior número de ouros na história olímpica: oito, com 11 pódios no geral. Já a Argentina, apesar de contar com a conhecida e tradicional equipe feminina "Las Leonas", jamais foi campeã - foram duas medalhas de prata e outras duas de bronze.