Projeto "Rumo a 2022" busca garantir legado esportivo e social no Brasil após realizações da Copa de 2014 e das Olimpiadas de 2016
Foi apresentado na última terça-feira o plano de metas do “Atletas pela Cidadania”, uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo mobilizar a população no apoio às causas sociais no Brasil. Idealizado pelo ex-jogador Raí, campeão mundial de futebol com a seleção brasileira em 1994, o projeto “Rumo a 2022”, busca garantir o legado esportivo e social no país após as realizações da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
“Não estamos falando em alto rendimento, mas do esporte na escola, da atividade física com mais periodicidade. Nosso trabalho é o esporte na base”, explicou Magic Paula, campeã mundial de basquete em 1994 e medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996. “O grande problema é que o foco vai estar todo voltado para o alto rendimento [devido à Copa e aos Jogos do Rio]. A gente quer dar um aviso: ‘olha, para chegarmos bem em 2020, 2024, precisamos aumentar a base dessa pirâmide’”.
Fazem parte do “Atletas pela Cidadania” nomes como Cafu, Clodoaldo Silva Dunga, Fernando Meligeni, Fernando Scherer, Joaquim Cruz, Kaká, Lars Grael, Oscar Schmidt, Rogério Sampaio e Rubens Barrichello, entre outros.