Neste domingo (4), o Stade de France recebeu sete atletas brasileiros para as competições de atletismo nos Jogos Olímpicos. Com um tempo de 13s37, Eduardo de Deus, que competiu nos 110m com barreiras, foi o terceiro em sua bateria e conquistou a 10ª melhor marca geral, garantindo assim sua vaga nas semifinais, que acontecerão na próxima quarta-feira ((7)
Eduardo terminou atrás do japonês Rachid Muratake (13s22) e do espanhol Enrique Llopis (13s28). O americano Grant Holloway foi o mais rápido da manhã, com 13s01, na quinta bateria.
“Combinei com o meu treinador para fazer uma prova bem tranquila na qualificação. Não era uma bateria que tinha candidatos muito fortes, que pudessem me fazer mais força, então dei uma controlada, uma corrida de classificação mesmo. Estou muito feliz com o resultado e espero repetir a minha melhor marca, ou até melhorar, para passar para a final”, disse o barreirista.
O atleta também revelou seu alívio após uma noite de sono muito curta antes da competição.
“Eu estava muito ansioso e não consegui dormir bem. Acredito que fui dormir por volta das 3 horas da manhã e acordei às 5 horas. Como era a primeira qualificação, ficamos um pouco preocupados e ansiosos para ver como seria. Mas agora que já passei por isso, vou descansar e me preparar bem para a semifinal", completou.
Eduardo de Deus pode ser acompanhado nas semifinais pelo compatriota Rafael Pereira. Na terceira bateria, Rafael obteve o tempo de 13s47, sua melhor marca da temporada. Ele retornará à pista nesta segunda-feira para buscar a vaga na semifinal.
Além de Rafael, Lorraine Martins e Ana Carolina Azevedo, nos 200m feminino, e Chayenne da Silva, nos 400m com barreiras, terão uma segunda chance na repescagem. Lorraine e Ana Carolina ficaram em oitavo em suas respectivas baterias, com tempos de 23s68 e 23s37. Lorraine ainda avaliará se competirá novamente, pois enfrentou os Jogos sob grande esforço.