Paris 2024: Brasil vence Japão e seca rival para não ser eliminado no basquete

Seleção brasileira oscila, mas vence os japoneses por 102 a 84 e mantém esperança de classificação

Jogo entre Brasil e Japão fechou a fase de grupos nas Olimpíadas
Foto: Reprodução/X/@basquetebrasil
Jogo entre Brasil e Japão fechou a fase de grupos nas Olimpíadas

A seleção brasileira de basquete masculino venceu o Japão por 102 a 84, na manhã desta sexta-feira (2), em confronto válido pela última rodada da fase de grupos das Olimpíadas de Paris 2024. Com o resultado, o Brasil segue vivo no torneio e precisará secar rival para avançar às quartas de final da competição. Já os nipônicos terminam na última posição do Grupo B e estão eliminados. 

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as 12 seleções foram dividas em três grupos - os dois primeiros de cada chave e os dois melhores 3º colocados avançam. Após perder para França e Alemanha, a seleção brasileira só tem chance de se classificar como terceiro melhor do Grupo B. 
Show Player

Agora com 4 pontos na fase de grupos, o Brasil tem - 7 de saldo. Para entrar no grupo dos dois melhores terceiros colocados,  é preciso torcer para a Sérvia vencer o Sudão do Sul por 2 pontos no confronto deste sábado (3) - a bola sobe às 16 horas. 

A classificação pode ser garantida também nesta sexta-feira. Para isso, o Canadá tem que superar a Espanha por pelo menos três pontos. Além disso, a Grécia não pode ganhar da Austrália por mais de 22 pontos no duelo das 08h30 (de Brasília). A combinação dá a vaga ao Brasil.

O jogo

Em busca de uma vitória com uma boa margem de pontos, o Brasil começou a partida em alto nível e demonstrando muito intensidade e contando com um excelente início de Caboclo. No primeiro quarto, a Seleção levou vantagem por 31 a 20, conseguindo se impôr graças ao bom aproveitamento em bolas de três. 

No segundo quarto, o Brasil conseguiu aumentar o placar sobre o Japão para 16 pontos. Ainda assim, a seleção japonesa equilibrou o jogo com boas interceptações e foi para o intervalo mantendo a diferença em 11 pontos. 

Já no segundo tempo, a seleção brasileira viu a partida mudar de rumo. Além de cometer muitas faltas de ataque, o Brasil passou a ter dificuldades de marcar os japoneses. Com isso, a vantagem caiu para apenas quatro pontos ao fim do terceiro quarto. 

No último quarto, porém, o Brasil retomou o controle do jogo com um belo desempenho de Huertas. A Seleção conseguiu boas recuperações e acertou arremessos de longas distâncias.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique  aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp .