Paris 2024: próxima adversária de boxeadora reprovada em teste de gênero se pronuncia

Luca Anna Hamori, boxeadora húngara, comentou sobre a polêmica envolvendo Imane Khelif

Imane Khelif disputa sua segunda edição dos Jogos Olímpicos
Foto: Foto: FABIO BOZZANI/ AFP
Imane Khelif disputa sua segunda edição dos Jogos Olímpicos

Luca Anna Hamori, boxeadora da Hungria, falou pela primeira vez sobre a polêmica envolvendo Imane Khelif, desclassificada do mundial do ano passado por ter falhado em um teste de gênero, mas que foi aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a competir em Paris.

“Nós não lutamos ou treinamos antes. Não me importo com as histórias ou o que está acontecendo nas redes sociais agora, só quero ficar focado em mim mesmo. Eu vim aqui para ganhar uma medalha dos Jogos Olímpicos. Eu irei ao ringue e conseguirei minha vitória. Eu confio nos meus treinadores e confio em mim mesmo. Não estou com medo. Como eu disse, não me importo com a história e as mídias sociais”, disse Luca.

O caso ganhou grande repercussão após a boxeadora  Angela Carini, da Itália, abandonar a luta contra Imane Khelif. O duelo durou pouco mais de 40 segundo, quando a italiana interrompeu o confronto.

Show Player

Durante a luta, é possível ver quando  Angela Carini  recebe um golpe de  Khelif  e interrompe o confronto alegando ‘fortes dores no nariz’. Em seguida, o árbitro determina a vitória da Khelif, que tenta cumprimentar a italiana, mas é ignorada.

A repercussão foi tamanha que o Comitê Olímpico Internacional (COI) se pronunciou nesta quinta-feira (02) sobre o caso. Cabe ressaltar que a informação de que Imane Khelif é uma atleta trans é falsa.

"Os ataques contra essas duas atletas se baseiam inteiramente nessa decisão arbitrária, que foi tomada sem nenhum procedimento adequado – especialmente considerando que esses atletas participam de competições de alto nível há muitos anos".

No ano passado, a Associação Internacional de Boxe (IBA), representada pelo presidente Igor Kremlev, informou que testes realizados para o mundial apontaram que  Khelif  e a taiwanesa Lin Yu-ting "tinham cromossomos XY e foram, portanto, excluídas dos eventos esportivos". Essa Associação, porém, está descredenciada.

A boxeadora Imane Khelif representou as cores da Argélia nos Jogos Olímpicos pela segunda edição seguida. Em Tóquio, ela acabou sendo eliminada nas quartas de final contra Kellie Harrington, da Irlanda. Imane Khelif tem 25 anos.

Veja abaixo galeria de fotos da boxeadora Imane Khelif:

1 /12 Imane Khelif Reprodução/ Instagram
2 /12 Imane Khelif Reprodução/ Instagram
3 /12 Imane Khelif Reprodução/ Instagram
4 /12 Imane Khelif Reprodução/ Instagram
5 /12 Imane Khelif Reprodução/ Instagram
6 /12 Imane Khelif Reprodução/ Instagram
7 /12 Imane Khelif Reprodução/ Instagram
8 /12 Imane Khelif Reprodução/ Instagram
9 /12 Imane Khelif Reprodução/ Instagram
10 /12 Imane Khelif Reprodução/ Instagram
11 /12 Imane Khelif Reprodução/ Instagram
12 /12 Imane Khelif Reprodução/ Instagram