Olímpiada: treino do triatlo é novamente cancelado por conta da qualidade da água

Decisão foi anunciada após testes da água e reuniões entre autoridades

Organizadores seguem confiantes para provas dos próximos dias no Rio Sena
Foto: Reprodução/ @paris_maville
Organizadores seguem confiantes para provas dos próximos dias no Rio Sena

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou que o treino preparatório para os atletas de triatlo no Rio Sena foi novamente cancelado.  Assim como aconteceu neste domingo (28), a qualidade da água está fora dos padrões por conta das fortes chuvas.

O Comitê se reúne com a prefeitura de Paris e com os responsáveis pelo triatlo para avaliar as condições da água e tomar a decisão sobre o adiamento. Em paralelo, foi reservado o dia 2 de agosto como 'segurança', a fim de garantir que a competição ocorra com segurança, caso os níveis de qualidade da água não apresentem melhorias a tempo.

O triatlo conta com três provas nos próximos dias. Na terça-feira (30), acontece o individual masculino, enquanto o feminino será na quarta (31). O revezamento Misto por equipes será realizado no dia 5 de agosto. Os organizadores seguem confiantes de que as provas serão realizadas.

Show Player

“Dada a previsão do tempo para as próximas 36 horas, Paris 2024 e a World Triathlon estão confiantes de que a qualidade da água retornará a níveis de antes do início das competições de triatlo em 30 de julho”, disse o Comitê em nota.

Prefeita de Paris mergulhou nas águas do Rio Sena

Com a intenção de mostrar que o as águas do  Rio Sena  estava livre de poluição e com condições de receber as provas de águas abertas,  a prefeita da cidade de Paris, Anne Hidalgo, fez um mergulho no local.

A atitude da autoridade francesa aconteceu dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos. A prefeita foi acompanhada no mergulho por Tony Estanguet, tricampeão olímpico da canoagem e presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas de Paris. 

Havia um grande temor sobre a presença do espaço nos Jogos. O nível de E-Coli (bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos) no mês de junho superou 1.000 unidades formadoras de colônia (UFC) para cada 100 ml.  Esse é o limite máximo aceito nas maratonas aquáticas.