Paris 2024: Ginastas alemãs adotam uniformes de corpo inteiro contra a sexualização

Treino desta quinta-feira (25) confirmou trajes da equipe alemã nos Jogos Olímpicos de 2024

Pauline Schaefer-Betz representará a Alemanha na ginástica
Foto: Reprodução/ Instagram
Pauline Schaefer-Betz representará a Alemanha na ginástica

O time de ginástica feminina da Alemanha optou por usar uniforme de corpo inteiro durante os Jogos Olímpicos de Paris, na França. As imagens durante o treino desta quinta-feira (25) na Arena Bercy revelaram um macacão preto que mistura collant e legging e vai até os tornozelos.

Sarah Voss comentou que as atletas alemãs, especialmente as mais jovens, estão se sentindo mais à vontade devido ao maior esforço para promover a empatia dentro da equipe. Ela explicou que, ao contrário de antes, muitos clubes agora permitem que as ginastas mais novas usem shorts durante as competições, uma mudança significativa que contribui para o conforto e a confiança das atletas.

"Acho que as meninas alemãs, especialmente as mais novas, se sentem mais confortáveis. Elas sentem que nos esforçamos para dar mais empatia. Em diferentes clubes, é permitido que atletas mais jovens usem shorts dentro da competição. E isso é algo que não era permitido antes”, explicou em entrevista à Reuters.

Show Player

Esse é a segunda edição dos Jogos seguidos em que a equipe alemã toma essa decisão. Internacionalmente, ex-atletas elogiaram o uniforme, principalmente no intuito do combate à sexualização do esporte.

Pauline Schaefer-Betz, atleta de 27 anos, destacou a dificuldade de encontrar o ajuste ideal para um collant de manga longa, mencionando que o principal problema reside na precisão do ajuste. Ela explicou que, enquanto muitas equipes enfrentam esse desafio, sua equipe se beneficiou do trabalho de um designer especializado em collants, que criou um corte especial para garantir um ajuste perfeito. Schaefer-Betz acredita que esse nível de personalização é o que distingue sua equipe das demais.

"O principal problema é que é muito difícil encontrar o ajuste perfeito para um collant de manga longa. Temos um designer especial de collant que fez o corte especial para que tudo se ajuste bem, e acho que muitas equipes não tinham isso", disse.

Em Paris 2024, 192 ginastas competirão em 14 categorias diferentes em busca de medalhas de ouro, prata e bronze. Pelo Brasil, estarão: Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira. 

Veja abaixo galeria de fotos da ginásta Pauline Schaefer-Betz:

1 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
2 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
3 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
4 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
5 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
6 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
7 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
8 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
9 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
10 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
11 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
12 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
13 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
14 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
15 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
16 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
17 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram
18 /18 Pauline Schaefer-Betz Reprodução/ Instagram