O pivô Joel Embiid,
astro do Philadelphia 76ers e que defenderá os Estados Unidos nas Olimpíadas, virou alvo de protestos por parte de franceses durante o desembarque em Paris.
Enquanto caminhava em direção ao ônibus do 'novo dream team', o camaronês ouviu vaias e gritos dizendo que ele deveria defender a França e também mandando ele devolver o passaporte. Confira o vídeo:
Entenda a polêmica
Nascido em Camarões, Joel Embiid já esteve próximo de defender a seleção francesa, mas acabou optando pelos EUA. A imprensa americana explica que a estrela do 76ers chegou até mesmo a ter um acordo para atuar pela França. O próprio jogador teria procurado o presidente da confederação francesa, Jean-Pierre Siutat, para falar sobre o assunto.
Por mais que falasse francês, o jogador nunca tinha atuado no país ou morado na França, e também não tinha um passaporte. Segundo o dirigente, estes seriam alguns obstáculos que teriam dificultado a situação. Na época, Siutat também chegou a dizer que Embiid afirmou que defenderia a França.
Embiid não se pronunciou sobre o assunto, mas a imprensa norte-americana vai na contramão do que afirmou o dirigente. Eles apontam que o astro, por meio de um porta-voz, não teria pedido o passaporte ao governo francês e também não teria afirmado que jogaria pela França.
Embiid e o 'novo dream team' estreiam nos Jogos Olímpicos contra a Sérvia, de Nikola Jokic, no dia 28 de julho.
Veja abaixo a galeria de fotos do jogador: