Tamanho do texto

Maratonista brasileira completou a prova em pouco mais de 3 horas no último dia de disputas dos Jogos Paralímpicos do Rio

Edneusa Dorta, medalhista de bronze nos Jogos do Rio
Rio 2016/Paulo Mumia
Edneusa Dorta, medalhista de bronze nos Jogos do Rio

Edneusa Dorta garantiu mais uma medalha para o Brasil nessa reta final dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Na manhã deste domingo (18), a brasileira entrou para disputar o pódio na maratona na classe T12, e não decepcionou.

CONFIRA TAMBÉM:  Brasil perde o bronze para o Egito no vôlei sentado masculino

Edneusa cruzou a linha de chegada da prova após 3h18m28, logo atrás da japonesa Misato Michishita e da espanhola Elena Congost, medalhistas de prata e ouro, respectivamente.

FIQUE LIGADO:  Tempo real do último dia de Paralimpíada

O bronze de Edneusa Dorta é a medalha de número 72 do Brasil nos Jogos, atual oitavo colocado no quadro de medalhas da competição.

Confira a chegada de Edneusa Dorta:

Essa foi a primeira medalha da carreira de Edneusa, que disputa também a sua primeira Paralimpíada. Com baixa visão desde o nascimento, ela competia até os 24 anos no atletismo tradicional. Após um tempo parada, ela retornou ao esporte em 2012, dessa vez no atletismo paralímpico.

Chinês e marroquino vencem no masculino

No masculino, na mesma categoria T12 de Edneusa, o marroquino Amin El Chentouf ficou com o ouro, com o tempo de 2h32min17s. O segundo colocado foi o espanhol Alberto Suarez Laso, com 2h33min11s, e, em terceiro, ficou o japonês Masashiro Okamura, com 2h33min59s.

Outra prova que aconteceu na manhã deste domingo foi a maratona da categoria T58 (disputada por atletas com alguma amputação). Nela, Li Chaoyan, da China, venceu com o tempo de 2h33min35s. O espanhol Adberrahman Ait Khamouch ganhou a prata com o tempo de 2h37min01s. O bronze ficou com o português Manuel Mendes, com 2h49min57s. O brasileiro Alex Douglas Silva não conseguiu completar a prova.

As últimas provas da maratona, na categoria T54 (para atletas com cadeira de rodas) masculino e feminino, acontecem a partir das 12h30. O Brasil tem Maria de Fátima Chaves e Aline Rocha como representantes.

com Agência Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.