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Discurso era crítico em relação à Olimpíada, demonstrando preocupação com a realização do Rio 2016. Mas depois passou para orgulho

Brasileiro está com orgulho dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Rio 2016/REPRODUÇÃO
Brasileiro está com orgulho dos Jogos Olímpicos Rio 2016

O brasileiro deixou de ser pessimista em relação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e agora sente orgulho da realização do evento. Um estudo realizado pela agência de publicidade Nova/SB e pela plataforma de monitoramento digital Torabit revelou a mudança de opinião as pessoas desde janeiro deste ano, quando a pesquisa começou a ser feita.

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O relatório que mostrou orgulho do povo acompanhou cerca de 4,9 milhões de postagens sobre as Olimpíadas na internet, em todo o Brasil, organizando mais de 140 grupos de discussão com homens e mulheres da classe C, na faixa dos 18 aos 50 anos de idade, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. O estudo foi concluído em agosto.

Sérgio Silva, diretor de planejamento da Nova/SB, disse que, ao começar a pesquisa, seis meses após a Copa do Mundo, pôde perceber a evolução da opinião pública desde aquela época. O discurso era crítico em relação à Olimpíada, demonstrando preocupação com a realização do Rio 2016, diante da crise econômica no País, e afirmando que havia um desvio de prioridades. A principal comparação foi a falta de legado após a Copa 2014, temendo que isso se repetisse na Olimpíada.

Em julho, as preocupações passaram a ser referentes à organização do evento e à questão da segurança, com medo de atentados terroristas, além de sofrimento com as obras. Com a realização dos Jogos Olímpicos, o pessimismo acabou se transformando em orgulho pelo sucesso alcançado,  para o Brasil e o resto do mundo. Foram constatados ganhos em mobilidade urbana, nas instalações olímpicas, que serão transformadas em escolas de esportes, e na geração de postos de trabalho, mesmo que temporários.

Nas redes sociais

Durante os 19 dias de realização das Olimpíadas, a plataforma Torabit analisou aproximadamente cinco milhões de postagens em redes sociais, blogs, portais e sites, escritas por 1,374 milhão de pessoas, lideradas pelo Rio de Janeiro (26% do total). "Foi o estado que mais produziu posts durante o período da Olimpíada", disse Caio Tulio Costa, fundador da plataforma.

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A Torabit constatou que a palavra Brasil foi a mais citada nas postagens, a maioria das vezes em tom de orgulho. Entre os atletas, os dez mais citados foram o jamaicano Usain Bolt, o brasileiro Neymar, o norte-americano Michael Phelps, e os também brasileiros Rafaela Silva (judô), Thiago Braz (atletismo), Marta (futebol), Isaquias Queiroz (canoagem), Flavia Saraiva (ginástica artística), Robson Conceição (boxe) e Bárbara Seixas (vôlei de praia).

Foi percebida queda na intolerância nas redes sociais na questão relativa a gênero, cor e sexualidade durante a Olimpíada. As menções negativas sobre raça, que alcançaram 98% nos três meses anteriores aos Jogos, caíram para 39% durante os Jogos. Na questão da homofobia, foi registrada queda de 12% na mesma comparação, passando de 94% no período pré-Jogos para 82% durante o evento. 

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Além de analisar pessimismo, orgulho e outras reações dos internautas, a plataforma Torabit observou também a ocorrência de muitas mensagens neutras no que respeita ao racismo, equivalentes a 56,3% do total, superando os comentários negativos (39%).