Tamanho do texto

Não só as competições paralímpica e olímpica são distintas, mas seus símbolos também

Agito, o símbolo das Paralimpíadas
Divulgação
Agito, o símbolo das Paralimpíadas

As competições paralímpica e olímpica são distintas de diferentes maneiras. A composição do símbolo, por exemplo, é uma das diferenças mais marcantes entre as duas edições. Muitas pessoas, no entanto, reconhecem os anéis olímpicos como sendo também o símbolo paralímpico.

LEIA MAIS:  Comitê Internacional inaugura Mural Paralímpico na Vila dos Atletas

Com a chegada dos Jogos Paralímpicos ao Rio  é possível ver um símbolo com apenas três cores tomando conta de publicações em todo o Brasil. Apesar de familiar, esse símbolo, que é o símbolo dos Jogos Paralímpicos, é diferente do olímpico.

Novo símbolo paralímpico desde 2004
Divulgação
Novo símbolo paralímpico desde 2004

O símbolo paralímpico, chamado de Agito, é composto por três elementos nas cores vermelha, azul e verde, as cores de bandeiras mais comuns ao redor do mundo. Nesse quesito, ele é semelhante ao olímpico, que possui os anéis nas únicas cinco cores permitidas em bandeiras nacionais. Os cinco anéis olímpicos representam também os cinco continentes.

E MAIS:  "Paralimpíada é chance de ver o mundo de maneira diferente", diz Andrew Parsons

Símbolo paralímpico de 1988 a 2003
Divulgação
Símbolo paralímpico de 1988 a 2003

Já os três "Agitos" representam movimento e enfatizam o movimento paralímpico de juntar atletas de todo o mundo para competir. O antigo logo da Paralimpíada foi deposto em 2003 por sua semelhança extrema com os anéis olímpicos. Para proteger a marca olímpica emantê-la única, o Comitê Olímpico Internacional exigiu a mudança para que não houvesse confusão alguma entre os símbolos.