Tamanho do texto

Conheça as cinco outras práticas a cavalo que não estão no programa dos Jogos Olímpicos

O hipismo olímpico é dividido em três provas: CCE (Concurso Completo de Equitação), Saltos e Adestramento. Na modalidade com cavalo, porém, existem outras atividades que podem ser praticadas e que não estão no programa dos Jogos Olímpicos. Confira abaixo o top 5:

E mais
Rio 2016, provas de hipismo são marcadas por histórias divertidas

Enduro

Prova de hipismo: Enduro
Facebook
Prova de hipismo: Enduro


O enduro são provas de longa distância do hipismo , entre 80km e 160km, disputadas em etapas chamadas de "anéis", onde é colocada à prova a resistência do cavalo. Ao final de cada anel - que são fases entre 15km e 40km -, há paradas para recuperação e testes nos animais, os "vet-checks", onde os mais cansados ou que apresentem dores no sistema locomotor são declassificados, sem a possibilidade de substituição.

Volteio

Prova de hipismo: Volteio
Divulgação
Prova de hipismo: Volteio


O Volteio consiste basicamente na execução de movimentos de ginástica artística sobre o cavalo em movimento, utilizando seu impulso a favor do atleta e criando harmonia e ressoância. As provas podem ser individuais, em duplas ou por equipes, e as notas são aplicadas conforme a técnica, grau de dificuldade, equilíbrio, segurança do atleta e integração do volteador com o cavalo.

Atrelagem

Prova de hipismo: Atrelagem
Twitter/Reprodução
Prova de hipismo: Atrelagem


Atrelagem são provas mistas, de adestramento, maratona e corrida de obstáculos. Elas precisam ser cumpridas em uma charrete puxada por um, dois ou até quatro cavalos. No adestramento, devem executar movimentos livres e obrigatórios; a maratona é um percurso de 22km com obstáculos naturais e artificiais; já a corrida de obstáculos é uma prova contra o relógio, em linha reta.

Rédeas

Prova de hipismo: Rédeas
Divulgação
Prova de hipismo: Rédeas


Na prova de Rédeas, o cavaleiro precisa domina todos os movimentos do cavalo, valorizando a concentração e a harmonia do conjunto, realizando diversos percursos pré-determinados pela organização de determinado evento ou competição.

Polo Equestre

Prova de hipismo: Polo Equestre
Site oficial
Prova de hipismo: Polo Equestre


O polo equestre é praticado por dois times de quatro cavaleiros cada, em um duelo que dura de quatro a oito períodos - chamados chukkas - cada. O objetivo do jogo é utilizar o taco para tentar colocar a bola entre as balizas, marcando mais gols que a equipe adversária - tudo isso em cima de um cavalo, claro. O campo mede 275m de comprimento por 140m de largura, sem contar a área de escape, com os gols medindo 7,3m de largura e sem altura determinada.