Dinamarca surpreende a França e fatura primeiro ouro no handebol masculino
Três vezes campeã olímpica entre as mulheres, a Dinamarca agora também escreve seu nome entre os medalhistas de ouro no masculino
Por Estadão Conteúdo |
O handebol dinamarquês sempre foi considerado uma grande potência entre as mulheres. Mas, ao menos no Rio, esta condição foi transferida para os homens. Se sequer se classificou para a Olimpíada no torneio feminino, no masculino a seleção surpreendeu, deixou para trás os principais favoritos e conquistou neste domingo sua primeira medalha na história dos Jogos, e logo de ouro.
Confira o tempo real dos Jogos do Rio 2016
Você viu?
Para subir ao lugar mais alto do pódio, foi preciso surpreender outra vez. Se tinha somente uma semifinal olímpica no currículo, em Los Angeles-1984, a Dinamarca teria pela frente a poderosa França, atual bicampeã dos Jogos. Só que na decisão, o favoritismo francês caiu por terra diante dos dinamarqueses, que venceram por 28 a 26.
Três vezes campeã olímpica entre as mulheres, a Dinamarca agora também escreve seu nome entre os medalhistas de ouro no masculino. Este, aliás, foi somente o segundo ouro do país no Rio, se juntando ao da nadadora Pernille Blume nos 50m livre. São ainda seis pratas e sete bronzes.
Confira melhores fotos do hipismo no Rio 2016
Para vencer neste domingo, a Dinamarca contou com grande atuação de seu principal nome. Eleito melhor jogador do mundo no ano passado, assim como em 2011, Mikkel Hansen foi decisivo para a conquista com oito gols marcados. Lasse Svan, Kasper Sondergaard e Henrik Toft Hansen contribuíram com quatro gols cada.
O confronto final foi bastante disputado e a Dinamarca chegou ao intervalo vencendo por dois gols. Disparou no placar e abriu 25 a 20 no segundo, mas a França não desistiu, foi para cima e cortou a diferença para 26 a 25. Só que aí, Lasse Svan e Mads Mensah Larsen marcaram os gols que definiram o resultado.