Tamanho do texto

Após conquistar ouro e prata em Pequim 2008 com cavalo multicampeão, Eric Lamaze ganha bronze montando égua de 13 anos de idade

Medalha de bronze no salto individual na Olimpíada do Rio, Eric Lamaze formou uma parceria quase imbatível com Fine Lady.

Montando Fine Lady, Eric Lamaze faturou o bronze nos saltos
Divulgação FEI
Montando Fine Lady, Eric Lamaze faturou o bronze nos saltos

Rio 2016:  Acompanhe os Jogos Olímpicos em tempo real

Até a quinta e última volta da prova do hipismo, a égua montada de 13 anos montada pelo canadense não havia derrubado nenhum obstáculo. A dupla, inclusive, era uma das favoritas ao topo do pódio.

“Ela é muito previsível, não é afetada pelo calor, e quando vamos ao ringue, ela brilha”, elogiou o cavaleiro, ao término das qualificatórias.

“Independentemente do resultado, eu vou dar meu melhor e com certeza ela vai dar o seu melhor também. Seria maravilhoso ganhar outra medalha, mas não ficarei destruído se eu não ganhar", acrescentou, referindo-se ao ouro (salto individual) e à prata (salto por equipes) conquistados nos Jogos de Pequim 2008.

Fique por dentro:  Quadro de medalhas do Rio 2016

Nesta sexta-feira, na volta desempate das finais, a égua acabou cometendo uma falta. Mesmo assim, o conjunto ficou com o terceiro lugar do pódio --resultado que é fruto de uma grande sintonia entre homem e cavalo.

CONFIANÇA

Uma parceria bem sucedida no hipismo baseia-se, principalmente, na relação do cavaleiro com seu animal. Confiança, respeito, parceria, sintonia e cumplicidade são pré-requisitos. E isso, Eric Lamaze e Fine Lady têm de sobra.

O canadense conhece perfeitamente o animal e se surpreende em como a "Boa Senhora" se tornou um cavalo de competição de primeira linha.

“Nós nunca a compramos para se tornar um cavalo olímpico, ela simplesmente cresceu por si só, originalmente era um cavalo de velocidade de 1m50. Foi somente depois de ela saltar tão bem em Genova (Suíça), no ano passado, que eu pensei em testá-la, e eu mal posso acreditar no quanto ela avançou", declarou Lamaze.