Tamanho do texto

Murilo Rosa, ator e faixa preta, é o novo embaixador do esporte. Equipe brasileira será representado por quatro atletas com chances de medalha

Atletas do taekwondo brasileiro com o embaixador e ator Murilo Rosa
Divulgação/CBTKD
Atletas do taekwondo brasileiro com o embaixador e ator Murilo Rosa

O taekwondo é uma luta muito tradicional no Brasil e mundo. Esporte olímpico desde Sydney 2000 (esteve presente desde Seul 1988 e Barcelona 1992 como esporte de demonstração), a modalidade estreia nos Jogos Rio 2016 nesta quarta-feira e vai até sábado. No último domingo, aconteceu a cerimônia de boa sorte à equipe brasileira e, além, disso, foi conhecido o novo embaixador do esporte no País, o ator e faixa preta Murilo Rosa, que ajudará na divulgação do esporte.

LEIA MAIS:  "Por que besuntei meu corpo com óleo de coco": ele conquistou abertura dos Jogos

“Estou muito feliz com esse convite, de verdade! O Taekwondo mudou a minha vida, me ensinou muita coisa. Depois de tanto tempo dessa minha vida como atleta, poder participar como Embaixador nuns Jogos Olímpicos no Brasil, em que temos quatro atletas com chance de medalha, me deixa muito feliz. Senti um astral muito positivo aqui, uma energia muito boa e estou muito contente! Adorei os atletas e percebi que está todo mundo muito motivado e preparado, numa união muito forte. Como a maioria dos esportes, esse precisa muito de incentivo e no que eu puder para ajudar, podem contar comigo”, afirmou Rosa.

O ator falou ainda a respeito da mudança que o esporte trouxe para a sua vida e revelou que o espírito de campeão ele aprendeu com a prática desta modalidade. “Eu aprendi a ter a cabeça de campeão. Campeão é campeão em qualquer lugar, vai se esforçar o máximo em qualquer atividade que ele for fazer. É focado em vencer. Aprendi muita coisa com este esporte e acho que juntar a filosofia da arte marcial com o espírito olímpico do esporte tornou o esporte perfeito“, disse ele.

LEIA MAIS:  Brasileiros garantem vaga nas quartas do handebol antes de entrar em quadra

Quem também ficou empolgado com a chegada de Murilo Rosa foi o presidente da CBTKD (Confederação), Carlos Fernandes. Ele disse que o faixa preta é pé quente e trará sorte aos brasileiros. “O sentimento que ele tem pelo esporte é de coração, então é uma honra muito grande para todos nós tê-lo como nosso embaixador. Volto a firmar que ele é ‘pé quente’ e isso será um talismã, pois embora esteja nas mãos dos atletas vencer dentro de quadra, na hora de uma competição tudo conta. Não é só o lado técnico, emocional, mas também a sorte e tudo aquilo que levamos para dentro do ringue para conquistarmos o nosso objetivo”, declarou.

Natalia Falavigna, medalhista olímpica e campeã mundial, também falou sobre a importância do esporte como transformador de vidas. “O mais importante na presença do Murilo Rosa é que ele representa tudo aquilo que a gente espera do Taekwondo, que transforme a vida de uma pessoa para sempre. O princípio e filosofia da arte marcial é precisamente que nos tornemos seres humanos melhores, como aconteceu com todos aqui que alcançaram a possibilidade de disputar uns Jogos Olímpicos”, ponderou a única medalhista olímpica brasileira até o momento.

LEIA MAIS:  A ciência por trás do mito: como funciona corpo de Bolt quando corre os 100m

No Rio, o Brasil será representado por Iris Tang Sing (-49kg), Julia Vasconcelos (-57kg), Venilton Teixeira (-58kg) e Maicon Andrade (+80kg) e eles foram outros que aprovaram a chegada do embaixador. “Em meu nome e de todos os atletas, posso dizer que é uma grande honra ter o Murilo Rosa como nosso embaixador, pois ele tem um histórico como atleta, passou e sentiu o que todos nós sentimos no nosso dia-a-dia de treino e competição”, disse Maicon.

FOCO NA MEDALHA

“Acredito que o pensamento de todos aqui se foca num objetivo apenas: chegar nos Jogos, representar o seu país e conquistar o ouro. Vamos entrar com o coração para conquistar essa medalha. Eu tenho a agradecer a todas as pessoas que acreditam em nós e dizer que entraremos lá representando cada um de vocês e traremos esse ouro para o Brasil”, acrescentou o confiante Maicon Andrade.

Julia Vasconcelos, parceira de equipe de Maicon agradeceu ao ator e todos os envolvidos, além de dizer que os brasileiros podem confiar neles. “Agradeço ao Murilo por estar aqui e ao presidente Carlos Fernandes, a toda a Comissão Técnica da CBTKD, ao Time Brasil e Comitê Olímpico, que têm se esforçado muito para que nós tenhamos a melhor estrutura possível na nossa preparação para estes Jogos. Agora o que temos de fazer é ficar com a cabeça sossegada para o grande dia D. Obrigada pela confiança e podem deixar que não vamos desapontar nenhum de vocês”, afirmou.

DATAS

O Taekwondo nos Jogos Rio 2016 terão sempre três sessões de lutas por dia. Divididas da seguinte forma: eliminatórias na parte da manhã, a partir das 9h00; quartas de final e repescagem à tarde, depois das 15h00; semifinais e finais à noite, após as 21h00. Os primeiros a lutarem serão Iris Sing e Venilton Teixeira, no dia 17 de agosto, depois, no dia 18, Julia Vasconcelos compete e Maicon Siqueira duela no dia 20 de agosto.