Tamanho do texto

Britânico venceu o japonês por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4. Final acontece neste domingo e o adversário será ou Del Potro ou Rafael Nadal

Estadão Conteúdo

Andy Murray está na final do tênis no Rio 2016
Reprodução/Twitter Olympics
Andy Murray está na final do tênis no Rio 2016

O britânico Andy Murray, tenista número 2 do mundial e medalha de ouro na Olimpíada de Londres-2012, derrotou o japonês Kei Nishikori, sétimo do ranking da ATP, por 2 sets a 0, com facilidade, neste sábado, em partida válida pelas semifinais do torneio olímpico de simples masculino dos Jogos do Rio. O confronto, realizado na quadra principal do Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, durou apenas 1 hora e 15 minutos.

LEIA MAIS:  Bolt se poupa e avança com quarto melhor tempo nos 100 metros

Murray venceu o primeiro set por 6/1 e o segundo por 6/4. Curiosamente, o japonês foi vaiado pela torcida brasileira tanto a cada erro como nos poucos momentos de brilhantismo. Já nos pontos finais de Murray houve aplausos e muita gritaria.

A final de simples vai ocorrer neste domingo. O adversário de Murray será definido a partir das 14 horas deste sábado, durante a outra semifinal, que vai opor o argentino Juan Martin del Potro, 141º do mundo e que na primeira rodada eliminou o sérvio Novak Djokovic, número 1 do ranking, e o espanhol Rafael Nadal, quinto melhor do mundo e que na sexta-feira já conquistou uma medalha de ouro no Rio ao vencer, em parceria com o compatriota Marc Lopez, o torneio de duplas masculinas.

LEIA MAIS:  Após dias sem solução, Rio 2016 vai trocar água da piscina do Maria Lenk

Neste sábado, dominante diante de Nishikori, o tenista britânico confirmou todos os seus saques no primeiro set sem oferecer chances de quebra ao japonês e ainda converteu os dois break points cedidos pelo adversário para liquidar a parcial em 6/1.

Já a segunda parcial foi mais equilibrada, mas Murray novamente confirmou todos os seus serviços sem ceder nenhum break point ao rival oriental e ainda aproveitou a única oportunidade de quebra que teve e assegurou o 6/4 que fechou a partida.

Essa foi a sétima vitória do escocês em oito jogos contra Nishikori, que neste ano já havia sido derrotado pelo adversário em um duelo do confronto entre Grã-Bretanha e Japão, pela Copa Davis.

LEIA MAIS:  Brasileiro Julião Neto perde na estreia e é eliminado no boxe

Neste sábado à tarde também vai ocorrer a decisão do torneio de simples feminino, entre a alemã Angelique Kerber, número 2 do mundo, e a porto-riquenha Monica Puig, 34ª no ranking da ATP. O bronze está sendo disputado na quadra 1 Centro Olímpico de Tênis pela norte-americana Madison Keys e a checa Petra Kvitova.