Tamanho do texto

João Victor Oliva é membro da equipe brasileira que está disputando provas de hipismo na Olimpíada do Rio

Filho de Hortência, João Victor Oliva compete na prova de adestramento do hipismo
Divulgação COB
Filho de Hortência, João Victor Oliva compete na prova de adestramento do hipismo

Filho de Hortência, a rainha do basquete, João Victor Marcari Oliva ganhou destaque do site da FEI (Federação Equestre Internacional). O jovem de 20 anos é membro da equipe olímpica de adestramento que está disputando os Jogos do Rio 2016.

Rio 2016:  Acompanhe os Jogos Olímpicos em tempo real

Sob o título "Sangue Novo", uma entrevista com o atleta brasileiro aborda diversos aspectos de sua vida --desde o início na modalidade até a preferência musical.

Confira abaixo os melhores trechos:

ADESTRAMENTO

"Comecei a montar no haras do meu pai [o empresário João Victor Oliva], no interior de São Paulo. Passei a competir por causa dele."

"Cavalos são animais fantásticos, sem os quais não sei viver.O adestramento promove uma grande ligação entre o homem e o animal, e eu amo essa conexão. Eles são muito importantes em tudo: concentração, disciplina e estabilidade."

"Meu estilo de montar é muito influenciado pelo treinador alemão Norbert Van Laak."

Fique por dentro: Quadro de medalhas do Rio 2016

MOMENTO MARCANTE DA CARREIRA

"Nos Jogos Pan Americanos, quando o conjunto mexicano entrou em pista e sua performance decidiria quem ficaria com a medalha!"

O CAVALO XODÓ

"Xamã, porque já passamos por tanta coisa e conquistamos o pódio juntos. Para mim, o mais importante é tratar o Xamã como um amigo, não apenas como um animal."

PREPARAÇÃO PARA COMPETIÇÕES

"Eu gosto de sentar sozinho e pensar nos movimentos que vamos fazer juntos – descobri que fazer essa visualização realmente me ajuda. Também faço alongamento para ajudar meu corpo a se soltar e relaxar um pouco."

DESAFIOS DA MODALIDADE NO BRASIL

"Admito que não é fácil ter um grande sucesso no adestramento no Brasil. Não temos muitas competições grandes de adestramento no momento. Espero que isso mude no futuro, pois precisamos apoiar os jovens atletas a iniciar nos esportes equestres."

JOGO RÁPIDO

Música preferida: "Tô Bebendo de Torneira", do Conrado e Aleksandro

Comida preferida: Arroz e feijão

Filme: "Perdido em Marte"

Pessoa mais bacana: Meu pai

Hobby: Futebol! Sou palmeirense. Também gosto de sair com meus amigos e adoro um bom churrasco.