Tamanho do texto

Time brasileiro já estava classificado para as oitavas de final, mas agora confirmou a liderança do Grupo A

Estadão Conteúdo

Ao fechar a fase de grupos invictas, Larissa e Talita chegam com moral às oitavas de final do vôlei de praia nos Jogos do Rio. Além de líderes do Grupo A, elas avançaram com um resultado melhor que o de suas principais rivais na competição, as norte-americanas April Ross e Kerri Walsh, esta tricampeã olímpica. Ambas as duplas lideram seus grupos na competição e, portanto, ainda não se cruzam na próxima fase.

Talita e Larissa seguem bem nos Jogos do Rio
FIVB/Divulgação
Talita e Larissa seguem bem nos Jogos do Rio

Ontem as suíças Forrer e Vergé-Depré impuseram a Walsh e Ross sua primeira derrota em um set na Olimpíada, levando a partida ao tie-break. Para Walsh, foi o segundo set perdido em Jogos Olímpicos em toda a sua vida, uma marca impressionante levando em conta que ela está em sua quarta Olimpíada. Os três ouros foram conquistados ao lado de Misty May-Treanor, que se aposentou após Londres-2012.

"Não tenho competição com elas nem com nenhum time. Nosso objetivo é ganhar. Se for de 2 a 0, melhor ainda, que os parentes não morrem do coração", brincou Larissa após a partida. A família da jogadora esteve em peso na Arena de Copacabana, com destaque para o sobrinho Enzo e a mulher, a também jogadora Lili. A jogadora tem levado consigo amuletos como um colar com pingente de coração e as tatuagens com os nomes dos pais e declaração de amor eterno à esposa.

A dupla Larissa e Talita avançou agora às oitavas e seu próximo desafio ainda será definido por sorteio. A próxima etapa da competição começa na sexta-feira (12), às 11h. Segundo Talita, a preparação psicológica não muda daqui para frente. "Conseguimos nosso primeiro objetivo. A torcida está ajudando muito. Pra gente todo jogo é um mata-mata, uma final", disse.

O JOGO

No início do primeiro set, o Brasil abriu vantagem de quatro pontos sobre a Polônia (5/1), com bons ataques de Larissa e um belo bloqueio de Talita. A dupla alcançou 11 pontos de diferença das adversárias com um ace de Larissa e abriu 18 a 7. As brasileiras fecham em 21/10 com somente 15 minutos de jogo.

A segunda parcial do jogo começou mais equilibrada, com as polonesas encostando no placar. Depois de algumas falhas no bloqueio, Talita voltou para o jogo e o Brasil retomou a vantagem, abrindo distância confortável no placar: 15/11. O jogo terminou em 21/15 com um ataque certeiro de Larissa.

Ainda nesta quinta-feira, às 17h30, Evandro e Pedro Solberg disputam a partida de vida ou morte contra a dupla da Letônia Samoilovs/Smedins. Os brasileiros perderam os dois primeiros jogos no Rio e precisam desesperadamente da vitória para avançar à segunda fase.