Tamanho do texto

Brasileiro passou por David Goffin, enquanto o espanhol venceu o francês Gilles Simon. Del Potro também avançou

Estadão Conteúdo

Thomaz Bellucci venceu e está nas quartas do Rio 2016
ESTADÃO CONTEÚDO
Thomaz Bellucci venceu e está nas quartas do Rio 2016

Thomaz Bellucci avançou às quartas de final da chave masculina de simples dos Jogos Olímpicos do Rio, nesta quinta-feira à tarde, ao vencer o belga David Goffin por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (12/10) e 6/4, em 1h59min de duelo.

Com o resultado expressivo conquistado diante do atual 13º colocado do ranking mundial, o tenista número 1 do Brasil se credenciou para enfrentar na próxima fase o espanhol Rafael Nadal, que em outro confronto já encerrado no dia no Centro Olímpico de Tênis superou o francês Gilles Simon por 7/6 (7/5) e 6/3.

Hoje na 54ª posição do ranking mundial, Bellucci irá enfrentar Nadal pela sexta vez em sua carreira, sendo que o espanhol, quinto colocado da ATP, levou a melhor em todos os confrontos disputados entre os dois até aqui e nunca perdeu sequer um set para o tenista paulista.

Quatro destes duelos foram em torneios de Grand Slam, com Nadal derrotando Bellucci em duas oportunidades em Roland Garros (em 2008 e 2010), em piso de saibro, e em outras duas em Wimbledon (em 2012 e 2015), na quadra de grama. Também no ano passado, o ex-número 1 do mundo venceu o brasileiro no Rio Open, principal ATP realizado no Brasil, então disputado em quadras de saibro.

Desta forma, nesta sexta-feira será a primeira vez que Bellucci e Nadal irão se enfrentar em uma quadra dura. Para ter chance de encarar o campeão olímpico em Pequim-2008 mais uma vez e lutar para entrar na briga por medalhas com um possível avanço às semifinais, o brasileiro exibiu força diante de um rival que era tido como um dos candidatos a medalha no Rio no torneio de simples masculino.

No primeiro set, Bellucci aproveitou as duas chances que teve de quebrar o saque de Goffin, que também converteu dois break points. Assim, a disputa foi ao tie-break, no qual o brasileiro triunfou por um apertado 12/10.

Já segunda parcial, empolgado com o apoio da torcida e cheio de confiança, Bellucci desta vez confirmou todos os seus saques e aproveitou uma de duas oportunidades de ganhar games no serviço do belga para abrir vantagem e depois fechar o jogo em 6/4.

Nadal voltará a defender favoritismo diante de Bellucci, mas o brasileiro tentará aproveitar o fato de que o espanhol joga no Rio após ficar mais de dois meses afastado das quadras por causa de uma lesão no punho esquerdo.

Nadal também avança

Rafael Nadal comemora no Rio de Janeiro
Rio 2016/REPRODUÇÃO
Rafael Nadal comemora no Rio de Janeiro

O espanhol Rafael Nadal, quinto melhor do mundo e um dos favoritos para conquistar a medalha de ouro na Olimpíada, começou a sua maratona de jogos nesta quinta-feira vencendo o francês Gilles Simon, 31º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/3. Esse foi o primeiro dos seus três jogos no dia.

O primeiro set foi mais disputado, com o espanhol definindo o seu triunfo apenas no tie-break. Já no segundo, ele dominou o francês, chegou a abrir 4/0 e fechou a parcial em 6/3, avançando às quartas de final, no duelo realizado no Centro Olímpico de Tênis, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio).

O espanhol joga no Rio após ficar mais de dois meses afastado das quadras por causa de uma lesão no punho esquerdo, mas agora está a um triunfo de lutar por uma medalha olímpica - ele foi campeão em 2008.

Nadal vai jogar ainda nesta tarde no torneio de duplas masculinas, em parceria com Marc Lopez, contra os canadenses Daniel Nestor e Vasek Pospisil, e à noite pela competição de duplas mistas, com a compatriota Garbiñe Muguruza, contra os checos Lucie Hradecka e Radek Stepanek.

Outro tenista espanhol também se classificou às quartas de final de simples nesta quinta. Foi Roberto Bautista Agut, o número 17 do mundo, que bateu o luxemburguês Gilles Muller (37º) por 6/4 e 7/6 (7/4). Algoz do sérvio Novak Djokovic, o argentino Juan Martin del Potro, o número 141 do mundo, será o seu próximo adversário após bater o japonês Taro Daniel (117º), de virada, por 6/7 (4/7), 6/1 e 6/2, e agora terá pela frente Bautista Agut.

Já o norte-americano Steve Johnson (22º) bateu o russo Evgeny Donskoy (84º) por duplo 6/1.