Brasileiro passou por David Goffin, enquanto o espanhol venceu o francês Gilles Simon. Del Potro também avançou

Thomaz Bellucci avançou às quartas de final da chave masculina de simples dos Jogos Olímpicos do Rio, nesta quinta-feira à tarde, ao vencer o belga David Goffin por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (12/10) e 6/4, em 1h59min de duelo.
Com o resultado expressivo conquistado diante do atual 13º colocado do ranking mundial, o tenista número 1 do Brasil se credenciou para enfrentar na próxima fase o espanhol Rafael Nadal, que em outro confronto já encerrado no dia no Centro Olímpico de Tênis superou o francês Gilles Simon por 7/6 (7/5) e 6/3.
Hoje na 54ª posição do ranking mundial, Bellucci irá enfrentar Nadal pela sexta vez em sua carreira, sendo que o espanhol, quinto colocado da ATP, levou a melhor em todos os confrontos disputados entre os dois até aqui e nunca perdeu sequer um set para o tenista paulista.
Quatro destes duelos foram em torneios de Grand Slam, com Nadal derrotando Bellucci em duas oportunidades em Roland Garros (em 2008 e 2010), em piso de saibro, e em outras duas em Wimbledon (em 2012 e 2015), na quadra de grama. Também no ano passado, o ex-número 1 do mundo venceu o brasileiro no Rio Open, principal ATP realizado no Brasil, então disputado em quadras de saibro.
Desta forma, nesta sexta-feira será a primeira vez que Bellucci e Nadal irão se enfrentar em uma quadra dura. Para ter chance de encarar o campeão olímpico em Pequim-2008 mais uma vez e lutar para entrar na briga por medalhas com um possível avanço às semifinais, o brasileiro exibiu força diante de um rival que era tido como um dos candidatos a medalha no Rio no torneio de simples masculino.
No primeiro set, Bellucci aproveitou as duas chances que teve de quebrar o saque de Goffin, que também converteu dois break points. Assim, a disputa foi ao tie-break, no qual o brasileiro triunfou por um apertado 12/10.
Já segunda parcial, empolgado com o apoio da torcida e cheio de confiança, Bellucci desta vez confirmou todos os seus saques e aproveitou uma de duas oportunidades de ganhar games no serviço do belga para abrir vantagem e depois fechar o jogo em 6/4.
Nadal voltará a defender favoritismo diante de Bellucci, mas o brasileiro tentará aproveitar o fato de que o espanhol joga no Rio após ficar mais de dois meses afastado das quadras por causa de uma lesão no punho esquerdo.
Nadal também avança

O espanhol Rafael Nadal, quinto melhor do mundo e um dos favoritos para conquistar a medalha de ouro na Olimpíada, começou a sua maratona de jogos nesta quinta-feira vencendo o francês Gilles Simon, 31º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/3. Esse foi o primeiro dos seus três jogos no dia.
O primeiro set foi mais disputado, com o espanhol definindo o seu triunfo apenas no tie-break. Já no segundo, ele dominou o francês, chegou a abrir 4/0 e fechou a parcial em 6/3, avançando às quartas de final, no duelo realizado no Centro Olímpico de Tênis, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio).
O espanhol joga no Rio após ficar mais de dois meses afastado das quadras por causa de uma lesão no punho esquerdo, mas agora está a um triunfo de lutar por uma medalha olímpica - ele foi campeão em 2008.
Nadal vai jogar ainda nesta tarde no torneio de duplas masculinas, em parceria com Marc Lopez, contra os canadenses Daniel Nestor e Vasek Pospisil, e à noite pela competição de duplas mistas, com a compatriota Garbiñe Muguruza, contra os checos Lucie Hradecka e Radek Stepanek.
Outro tenista espanhol também se classificou às quartas de final de simples nesta quinta. Foi Roberto Bautista Agut, o número 17 do mundo, que bateu o luxemburguês Gilles Muller (37º) por 6/4 e 7/6 (7/4). Algoz do sérvio Novak Djokovic, o argentino Juan Martin del Potro, o número 141 do mundo, será o seu próximo adversário após bater o japonês Taro Daniel (117º), de virada, por 6/7 (4/7), 6/1 e 6/2, e agora terá pela frente Bautista Agut.
Já o norte-americano Steve Johnson (22º) bateu o russo Evgeny Donskoy (84º) por duplo 6/1.