Tamanho do texto

Após vitória na estreia, brasileiro não conseguiu passar pelo melhor do mundo, o francês Gauther Grumier; competições voltam nesta quarta

Athos Schwantes foi eliminado na segunda fase do esgrima
ANDRé HORTA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Athos Schwantes foi eliminado na segunda fase do esgrima

O dia brasileiro na esgrima nos Jogos Olímpicos Rio 2016 acabou. Na disputa do individual masculino da espada, os três que representaram o País nesta terça-feira foram eliminados. Athos Schwantes foi o que chegou mais longe, já que ele venceu na estreia, mas acabou superado na segunda rodada pelo francês Gauther Grumier por 15 a 7, na Arena Carioca 3.

LEIA MAIS:  Esgrimistas brasileiros estreiam na espada com uma vitória e duas derrotas

Grumier, adversário do paranaense, é o líder do ranking mundial de esgrima , já Schwantes está somente na 65ª colocação. Entretanto, ele surpreendeu e começou na frente, abrindo quatro a um no término do primeiro período. Já no segundo tempo, porém, o francês virou e fez cinco a quatro.

No terceiro  e último período, Gauther Grumier reforçou sua superioridade e ampliou muito o marcador, fechando com um tranquilo 15 a sete. Com o resultado, o número um se classificou para as oitavas de final do torneio. Enquanto o brasileiro, que passou por Jiri Beran, da República Tcheca, na estreia, foi eliminado. Ele, no entanto, melhorou seu desempenho com relação aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Na ocasião, Athos foi eliminado ainda na primeira fase. 

LEIA MAIS:  Atletas do hipismo visitam crianças que se recuperam com pôneis em hospital

"Na primeira pedreira (a estreia), mudei o jogo. Agora foi o contrário. Comecei na frente, senti que ele estava pressionado, mas mostrou porque é o primeiro do ranking, tem repertório muito grande", falou logo após o confronto, ao canal SporTV.

"Nunca vou esquecer na minha vida. Faz total diferença. Parecia um estádio de futebol", acrescentou o esgrimista, com relação ao apoio da torcida brasileira na Arena Carioca 3. 

OUTROS BRASILEIROS

Guilherme Melaragno e Nicolas Ferreira foram os outros brasileiros que disputaram o individual da espada, ambos foram eliminados na primeira fase. Mas ainda não é o fim para os brasileiros.

LEIA MAIS:  Saiba tudo sobre esgrima nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Nesta quarta-feira, a esgrima volta ao Rio 2016. No sabre masculino, Renzo Agresta estreia contra o georgiano Sandro Bazadze. Já entre as mulheres, Taís Rochel encara a saudita Lubna Al-Omair e Bia Bulcão enfrenta a romena Malina Calugareanu no florete. 

*Com Estadão conteúdo