Tamanho do texto

Phelps levou o ouro nos 200m borboleta e 4x200 livre na noite desta terça; americano já havia conquistado medalha dourada no 4x100m livre

Estadão Conteúdo

Michael Phelps continua sua saga em busca de recordes. Na noite desta terça-feira, o norte-americano conquistou mais uma medalha para sua coleção, desta vez nos 200 metros borboleta. O nadador acumula agora 24 medalhas, sendo 20 de ouro, duas de prata e duas de bronze em seu brilhante currículo.

Confira o tempo real dos Jogos do Rio 2016

Phelps ganhou ouro nos 200m borboleta
Reprodução/Twitter
Phelps ganhou ouro nos 200m borboleta

Foi a primeira vitória individual do nadador no Rio, já que sua outra medalha, de ouro, foi no revezamento 4x100 metros livre, na noite de domingo. A vitória nos 200 m borboleta é bastante significativa para o atleta, pois em Londres-2012 ele havia perdido o ouro para o sul-africano Chad Le Clos e ficou com a prata.

Nos primeiros 50 metros, Phelps virou em segundo, atrás de Laszlo Cseh, da Hungria. Na metade da prova ele assumiu a ponta e foi abrindo vantagem na terceira parte. Virou na dianteira para os últimos 50 metros, com Le Clos em sua cola. No final, ganhou por uma diferença mínima do japonês Msato Sakai.

Phelps anotou 1min53s36 ao bater na frente dos rivais. Sakai marcou 1min53s40 e o húngaro Tamas Kenderesi registrou 1min53s62, desbancando Chad Le Clos. O campeão da prova em Londres-2012 terminou somente na quarta colocação nesta terça, com 1min54s06.

Além disso, o americano nadou com seus companheiros no 4x200 livre na noite desta terça. A lenda fechou a prova e levou outro ouro nesses Jogos. Grã-Bretanha ficou a prata e Japão garantiu o bronze. O supercampeão olímpico acumula agora 25 medalhas, sendo 21 de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Hungria

Katinka Hosszu ganhou sua terceira medalha de ouro na Olimpíada. Ela conquistou os 200m medley em uma prova que liderou do começo ao fim. Antes, no Rio, já havia vencido os 100m costas e os 400m medley. Ela abriu mão da disputa dos 200m borboleta, mas ainda pode obter mais um pódio nos 200m costas.

Brasileiro na final

O brasileiro Marcelo Chierighini avançou para a final dos 100 metros livre com o oitavo tempo, ao marcar 48s23. O norte-americano Nathan Adrian fez 47s83 e passou em primeiro. Quando os torcedores no Estádio Aquático Olímpico perceberam que ele ficou entre os oito mais bem colocados, a gritaria foi enorme, como se o Brasil tivesse marcado um gol.

Katie Ledecky fatura mais um ouro nos Jogos do Rio de Janeiro

Marcelo Chierighini conseguiu vaga na final dos 100m livre
Reprodução/Twitter
Marcelo Chierighini conseguiu vaga na final dos 100m livre

"A ideia era passar forte, mas o tempo ainda não é o que eu quero. Tenho de nadar mais rápido para chegar à medalha, mas o importante é estar na final", disse, falando que ficou emocionado. "É uma prova que tem Cesão (Cielo), Xuxa, Gustavo, tive de chamar a galera. Foi muito bacana ver meu nome lá entre os classificados."

O resultado de Chierighini coloca o Brasil em quatro finais na Olimpíada do Rio de Janeiro até agora. Antes dele, chegaram às finais João Gomes Júnior e Felipe França, nos 100 metros peito, e o time masculino no revezamento 4x100 metros, que contou com Marcelo Chierighini, Nicolas Nilo, Matheus Santana, Gabriel Santos e João de Lucca.