Tamanho do texto

Conhecida como uma das cidades mais quentes do mundo, a capital fluminense deve ter papel fundamental nos resultados

Calor no Rio de Janeiro é alto mesmo no inverno
Reprodução
Calor no Rio de Janeiro é alto mesmo no inverno

O sol do Rio de Janeiro é, assim como o samba, o carnaval, o futebol, o Cristo Redentor e as belezas naturais, um dos atrativos mais famosos da cidade - mesmo no inverno, o calor na capital fluminense é alto. Os brasileiros se habituaram com as temperaturas altíssimas durante os verões, mas os estrangeiros ainda sofrem.

E MAIS
Decisão de juiz federal proíbe repressão a manifestações políticas no Rio 2016

Por conta disso, o calor desta época do ano na cidade deve influenciar o desempenho dos atletas, como mostra o projeto Olimpíada e Metrologia, divulgado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). A temperatura média do Rio de Janeiro no mês de agosto é de 21,8º C, considarada agradável para um indivíduo em repouso.

No entanto, a temperatura máxima absoluta na cidade pode chegar a impressionantes 38,9º C, e para corredores de longas distâncias, por exemplo, é comum que a temperatura ambiente ideal esteja entre 10º Ce 15º C. Ou seja, os vencedores desse tipo de prova nas Olimpíadas terão que contar com a aclimatação do corpo ao clima carioca.

CONFIRA
Atleta que foi porta-bandeira na abertura é preso no Rio acusado de estupro

Com temperaturas bem distintas das existentes nos seus respectivos países de origem, muitos atletas precisaram chegar à cidade algumas semanas antes do evento como forma de se adequar ao calor. Equipes da ginástica artística japonesas, da natação da República Tcheca e atletas do atletismo da Etiópia, por exemplo, tiveram muitos dias para se ambientar.

Olimpíada fria

O Rio de Janeiro é conhecido pelo seu calor, mas, curiosamente, organizará uma Olimpíada mais fria do que quase todas as últimas sedes dos Jogos. Excluindo Londres, no Reino Unido, organizadora do evento em 2012, em que a média para agosto é de 19º C mesmo no verão, o Rio estará mais frio que Pequim, na China (média de 26º C para agosto) e que Atenas, na Grécia (média de 29º C na mesma época).

Rio de Janeiro tem como característica o calor
Divulgação
Rio de Janeiro tem como característica o calor

O mês olímpico brasileiro terá uma média de 21,8º C, temperatura comum para um legítimo agosto na cidade litorânea. Sidney, na Austrália, que recebeu o evento em 2000, registra média de 14º C neste mês, e Atlanta, sede norte-americana em 1996, tem média de 22º C.

E MAIS:  Atletas mantêm rituais e mandingas para ganhar confiança nas provas

Sobre o calor, o diretor do Centro de Metrologia Mecânica, Elétrica e de Fluidos do IPT Kazuto Kawakita explicou: "O clima é um conjunto de fatores naturais e complexos, de difícil previsão e controle. A única certeza que podemos ter é que as condições meteorológicas no Rio serão diferentes das que ocorreram nas últimas sedes e que certamente impactarão o desenrolar e os resultados".