Tamanho do texto

Paulista de 26 anos estreia nos Jogos Olímpicos do Rio nesta terça-feira, diante da ganesa Szandra Szogedi, a partir das 10h

Paulista Mariana Silva estreia nesta terça-feira nos Jogos do Rio
Divulgação
Paulista Mariana Silva estreia nesta terça-feira nos Jogos do Rio

Entre os 13 judocas brasileiros que se classificaram para os Jogos Olímpicos Rio 2016 está Mariana Silva, paulista de 26 anos, que vai em busca de uma inédita medalha na sua segunda participação olímpica, a primeira foi em Londres 2012. A estreia de Mariana será nesta terça-feira, 9 de agosto, a partir das 10h. Ela luta na categoria até 63kg.

LEIA MAIS:  Rafaela Silva vence húngara algoz de 2012 e está na semifinal do judô

Desde as Olimpíadas de Londres, foram muitas lutas, treinos, viagens e dedicação para concretizar o sonho de disputar o Rio 2016. Para conquistar a vaga, a paulista disputou, desde 2013, 28 competições internacionais. Ele conquistou quatro ouros, sendo dois no Aberto de Buenos Aires, em 2014 e 2015, um no Open de Montevidéu, em 2015, e um no Campeonato Pan-Americano de Havana, neste ano, quatro pratas e três bronzes. Foram lutas nas Américas, Europa e Ásia, em um total de 83 confrontos.

LEIA MAIS:  Dirigente dá "nota 5 ou 6" para o início do judô brasileiro nas Olimpíadas

“Foram longos quatro anos, mas não tem nada que pague o sonho de disputar uma Olimpíada em casa. Quero chegar no dia da competição e fazer o meu melhor. Sei que me dediquei muito e estou preparada para este desafio, que é enorme”, afirmou a judoca.

Mariana Silva confirmou a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio em dois torneios que fez neste ano. Um foi na Turquia, no GP de Samsun, onde ela ficou com a medalha de prata e garantiu bons pontos para sua classificação no ranking mundial, usado para definir os classificados. Já no Pan-Americano de Havana, em Cuba, pouco tempo depois, Mariana se garantiu como a melhor judoca das Américas e ficou com a medalha dourada.

LEIA MAIS:  Judoca vence na final e fatura 1ª medalha olímpica da história de Kosovo

“Meus resultados recentes me passam confiança. Os resultados vieram depois de muito treinamento e dedicação. Procurei me analisar. Fiz treinos focados nas minhas dificuldades para aprimorar e me tornar uma atleta mais completa”, continuou a brasileira.

Nos Jogos Olímpicos do Rio, a paulista Mariana Silva pisará no tatame da Arena Carioca 2 diante da ganesa Szandra Szogedi. Se passar, ela deve enfrentar a ótima atleta alemã Martyna Trajdos. As finais começarão às 15h30. O Brasil ainda leva mais um atleta ao tatame no mesmo dia, com Victor Penalber, na categoria até 81kg.