Tamanho do texto

Dupla tcheca Safarova e Strycova nem estavam entre as cabeças de chave

Estadão Conteúdo

As irmãs Serena e Venus Williams protagonizaram a maior "zebra" do tênis olímpico até agora no Rio de Janeiro. Neste domingo, as tricampeãs olímpicas sofreram uma derrota inédita, diante das checas Lucie Safarova e Barbora Strycova, e se despediram da chave de duplas logo na estreia.

Acompanhe o tempo real do Jogos do Rio 2016

Safarova e Strycova, que não estavam nem entre as cabeças de chave, venceram por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. Foi a primeira derrota das irmãs norte-americanas em duplas na história das Olimpíadas.

Venus e Serena perderam logo na estreia no Rio 2016
Reprodução/Twitter
Venus e Serena perderam logo na estreia no Rio 2016

Juntas, elas detêm três títulos, conquistados em Sydney-2000, Pequim-2008 e Londres-2012. Só não venceram também em Atenas-2004 porque Serena não participou. Venus jogou com Chanda Rubin, ex-número 6 do mundo em simples e ex-número 9 em duplas, e foi eliminada logo na estreia.

A derrota também surpreende porque as duas americanas vivem boa fase em simples. Serena lidera o ranking com folga, sem ser ameaçada pelas rivais. E Venus, após problemas de saúde, ocupa o sexto lugar da lista da WTA. Serena estreou com vitória em simples, neste domingo. Já Venus caiu no sábado, na rodada de abertura.

Nadal atropela argentino na estreia no tênis, e Murray passa fácil por sérvio

Na segunda rodada, que equivale às oitavas de final, Safarova e Strycova vão enfrentar as canadenses Eugenie Bouchard e Gabriela Dabrowski, que mais cedo eliminaram as polonesas Klaudia Jans-Ignacik e Paula Kania por 2 sets a 1.

Na chave de simples, a rodada deste domingo não contou com maiores surpresas. A espanhola Garbiñe Muguruza, atual campeã de Roland Garros, bateu a romena Andreea Mitu por duplo 6/2. Na sequência, a terceira cabeça de chave vai duelar com a japonesa Nao Hibino, que avançou ao despachar outra romena, Irina Begu, por 6/4, 3/6 e 6/3 - a tenista da Romênia se sagrou campeã do WTA de Florianópolis, na sexta-feira.

A russa Svetlana Kuznetsova, oitava pré-classificada, derrotou a chinesa Wang Qiang por 6/1, 4/6 e 6/0. Sua próxima adversária será a romena Monica Niculescu. Já a checa Petra Kvitova, dona de dois títulos em Wimbledon, superou a húngara Timea Babos com facilidade, por 6/1 e 6/2.

Na segunda rodada, Kvitova fará um bom duelo com a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex número 1 do mundo, que derrotou a checa Lucie Hradecka por duplo 6/2, neste domingo. Também avançaram a australiana Samantha Stosur, a alemã Laura Siegemund, a francesa Alize Cornet, a russa Ekaterina Makarova e a japonesa Misaki Doi.