Tamanho do texto

Bicampeão olímpico, Mark Todd treina os atletas do Brasil. No Rio, porém, o cavaleiro irá competir pela Nova Zelândia

Os brasileiros terão um adversário bastante conhecido na prova de CCE (Conjunto Completo de Equitação) no hipismo do Rio 2016. Bicampeão olímpico e quase uma lenda da modalidade, Mark Todd, 60 anos, é o treinador dos atletas do Brasil, mas também um dos competidores da disciplina, que reúne provas de adestramento, cross country e saltos.

Rio 2016: Acompanhe os Jogos Olímpicos em tempo real

Mark Todd compete nos Jogos do Rio
Reprodução Twitter
Mark Todd compete nos Jogos do Rio

Membro da seleção da Nova Zelândia, Todd participou de todas as Olimpíadas desde Los Angeles 1984 (sete com a do Rio). Seu saldo de medalhas é de fazer inveja: duas de ouro e uma de prata na competição individual, e duas de bronze por equipe.

O experiente cavaleiro é encarregado do treinamento dos brasileiros na Europa. Agora está do outro lado, como rival. Isso, porém, não é um problema na visão de Carlos Paro, Marcio Appel, Marcio Carvalho Jorge, Ruy Fonseca e Nilson Moreira (reserva) --integrantes do time verde-amarelo.Pelo contrário. Todd é visto como o maior responsável pela evolução do Brasil nos últimos anos. No Pan de Toronto 2015, Ruy Fonseca, já sob orientação do atual técnico, faturou a prata.

Fique por dentro: Quadro de medalhas

Até o momento, no segundo dia de competições do CCE, a melhor colocação do Brasil no individual é o 26º lugar de Ruy Fonseca. Mark Todd está em 17º. O atual líder é o britânico William Fox-Pitt.

Na disputa por equipes, o Brasil é o nono colocado.